A banda de rock nacional CPM22 lançou na última sexta feira o oitavo álbum de estúdio da carreira da banda em todas as plataformas digitais. O álbum chama Enfrente e é o primeiro de estúdio lançado desde Suor e Sacrifício em 2017.
“Enfrente” traz ao público 14 faixas inéditas e autorais que buscam refletir a sonoridade e influência em quase 30 anos de carreira, que tornaram a banda CPM22 uma das referências do rock nacional. O álbum foi produzido por Luciano Garcia e Ali Zaher Jr, e conta ainda com participações para lá de especiais. Entre elas Pedro Pelotas nos teclados, sintetizadores, piano e órgão Hammond. Fernando Lamb também participou de forma especial do álbum em questão.
Os singles “Mágoas Passadas”, “Dono da Verdade” “Alívio Imediato” e “Covarde Digital” foram os singles que anteciparam o lançamento do álbum. As faixas em questão abordam histórias e experiências pessoais, a era digital e da pandemia. Aliás, foi durante a pandemia que esse álbum começou a ser composto.
Leia também: Milton Filho fala sobre interpretar Mussum no musical “Adorável Trapalhão”
A música “Mágoas Passadas” foi composta pelo guitarrista Luciano Garcia e é um punk rock anos 90, nos padrões da banda. As influências do single foram Single Distortion, Alkaline Trio e Weezer. Essa foi a primeira vez que o CPM22 usou sintetizadores em uma música e para concluir essa missão convidou Pedro Pelotas, com dito acima.
O single “Dono da Verdade” nasceu a partir de um texto escrito por Badauí e é assinado por ele e por Luciano. Essa é a primeira composição gravada pelo CPM22 e é assinada também pelo baixista Ali Zaher Jr.
“Alívio Imediato” é de composição do guitarrista Luciano Garcia. É um punk rock com a cara da banda que traz diferentes influências. Desde Face to Face a Green Day.
Por fim, o single “Covarde Digital” é uma parceria entre Badauí e Luciano Garcia na letra e a música é assinada por Luciano. A ideia deste single é dar um recado bem direto para aquelas pessoas que se escondem atrás de perfis nas redes sociais para propagar o ódio na internet.
“É uma música rápida, bem hardcore, com muita influência de Sick Of It All e Pennywise. E não é rápida só em termos de velocidade, mas também de duração, é uma música para dar um recado direto. Se a carapuça servir, serviu. Senão vida que segue”, diz Badaui.
As outras faixas do álbum Enfrente de CPM22
Outras faixas do lançamento do álbum Enfrente do CPM22 são: Porto Seguro, Rivais, Enfrente, Direto e Reto, Conselhos, O Ano em que a Terra Parou, Feriado Punk, Nunca se Sabe, Convicto e Urbano.
“Apesar de ter sido a última música que fizemos, não é por isso que ‘Urbano’ fecha o álbum. Em um dia de pré-produção no estúdio, o Badaui lembrou que não tínhamos sentado para compor juntos nenhuma vez. Aí começamos a trabalhar nela ali mesmo, eu finalizei em casa e quando ouvimos o resultado final achamos que tinha cara de fechamento de álbum”, relembra Luciano.
“Esse é um álbum bem punk rock 90. As músicas são muito rápidas, claro que tem variações de levadas, mas a maioria das músicas são rápidas, tem as melodias que a gente sempre gostou de por. E tem mensagens muito positivas nas letras, tem uma abordagem bem interessante de contextos sociais, mas sempre de uma forma muito positiva”, comenta Badaui.
A capa do álbum é assinada por Zeca Barban e mostra uma foto da Avenida Sumaré em São Paulo, o artista fez uma brincadeira com a grafia do título com o sentido de enfrentar e seguir em frente.