Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Whatsapp: Autorização para transferências bancárias pelo aplicativo inaugura nova jornada para pagamentos que poderá turbinar o Pix

Whatsapp
Listen to this article

Ao conceder a autorização ao WhatsApp para realização de transferências de recursos entre seus usuários como um iniciador de transações de pagamento, utilizando-se – neste início – dos arranjos de pagamento da Visa e Mastercard, o Banco Central (BC) abre caminho para que o aplicativo, em breve, também possa incluir outras funcionalidades relacionadas a pagamentos, como a conexão com o Pix, o que pode tornar o pagamento instantâneo ainda mais popular e presente na vida dos brasileiros.

O cofundador da Xsfera, plataforma de serviços especializados de consultoria de negócios e regulatórias, focada no mercado financeiro e de pagamentos,  Bruno Segatto explica que, por enquanto, poderão ser realizadas apenas transferências entre pessoas físicas. O especialista alerta que o Banco Central foi muito claro com relação à autorização restrita neste momento ao WhatsApp como iniciador de transação de pagamento. Significa, na prática, que o Facebook Pay (mais abrangente) e os arranjos de compras ainda estão em análise e, portanto, não haveria previsão de envolvimento do Messenger e Instagram.

“Desta forma, as compras em estabelecimentos usando essa ferramenta ainda não serão permitidas, mas todas essas funcionalidades serão evoluções naturais da solução.” diz.

Como usar o WhatsApp para fazer transferência

Para que o WhatsApp possa ser utilizado na transferência de valores, a conta do aplicativo deverá estar vinculada a um banco ou uma fintech, que já ofereçam uma conta transacional ao usuário. Além disso, será necessário o cadastramento dos cartões que movimentam tais contas para que a transação seja efetivada.

Propaganda. Role a tela para continuar lendo.

Os arranjos da Visa e Mastercard, aprovados na mesma data que o WhatsApp, são quem, de fato, possibilitarão que a movimentação ocorra de forma equivalente a uma transação de pagamento por cartão de débito, crédito ou pré-pago. Futuramente, é muito provável que a aplicação também esteja conectada ao Pix, que por conceito não necessitará das bandeiras para efetivação da transação.

Para o  CEO da Xsfera Fausto Ferraz, o WhatsApp tem o potencial de melhorar ainda mais a experiência do usuário com o Pix uma vez que elimina a necessidade de entrar no ambiente do banco para fazer a transação.

Leia também: Com recursos sofisticados, mídia programática chega mais acessível às PMEs

Propaganda. Role a tela para continuar lendo.

“A maior facilidade de uso e a inquestionável capilaridade do WhatsApp, certamente, poderão contribuir para popularizar ainda mais o Pix e fomentar a geração de novos modelos de negócios. Por isso, acredito ser importante que o BC estimule, no curto prazo, o WhatsApp a também se conectar ao Pix, uma vez que a autorização concedida já permite tal atuação”, diz.

A pesquisa Radar Febraban, divulgada no final de março, revelou que mais de um terço da população (38%) ainda não experimentou o Pix.

Sobre a Xsfera

Propaganda. Role a tela para continuar lendo.

A XSFERA é uma plataforma de serviços especializados de consultoria de negócios e de soluções regulatórias, focada no mercado financeiro e de pagamentos. A companhia reúne especialistas que lideraram com muito sucesso, nos últimos anos, algumas das mais bem-sucedidas iniciativas do ecossistema fintech e bancos digitais. Sua atuação contempla pesquisas qualitativas e estudos de viabilidade, apoio técnico na seleção de parceiros estratégicos, obtenção de autorização de funcionamento junto ao regulador e estruturação da operação, processos de governança, controles, contabilidade, informes legais, sistemas de informação, adesão ao SPB, continuidade de negócios e segurança cibernética.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tecnologia

Listen to this article Renan Oliveira, é advogado e co fundador da Previdenciarista. E recentemente falamos para você sobre como a tecnologia tem ajudado...

Tecnologia

Listen to this article Com evolução um pouco mais demorada que em outros setores, hoje, as atividades jurídicas estão se modificando com a tecnologia...

Tecnologia

Listen to this article Com o objetivo de situar e debater o desenvolvimento da Internet das Coisas no Brasil, acontece nesta sexta-feira (9) mais...

Tecnologia

Listen to this article O aplicativo de mensagens mais utilizado atualmente, Whatsapp, ficou fora do ar por alguns minutos na tarde de hoje. O...