Vox Sambou

Vox Sambou reflete sobre paz e justiça em seu novo clipe “Raise Your Voice”

O rapper haitiano Vox Sambou traz em seu novo clipe a reflexão sobre a consciência e a responsabilidade de cada um na luta por um mundo melhor. O clipe do single “Raise Your Voice” chega ao canal do artista no próximo dia 08.

O clipe em questão conta com a direção de Bruno Viegas e nasceu do desejo do artista de fazer algo em colaboração com a Funmilayo Afrobeat Orquestra. Uma banda brasileira que foi criada em São Paulo pela saxofonista Stela Nesrine e a trompetista Larissa Oliveira, a ideia veio a partir da ausência de mulheres negras no conhecido afrobeat. Outras participações presentes são Leticia Meyer e Guimas Santos.

Leia também: Rei Charles III é diagnosticado com câncer, diz comunicado do palácio

No seu último album, “We Mus Unite”, a canção de autoria do rapper conta ainda com vocais de outro grande talento da música brasileira: Luciane Dom. A produção musical do single em questão, fica a cargo de DJ Mangaio e a realização é da Bixo Solto Produções.

O propósito do clipe é mostrar a união das pessoas da afrodiáspora. Precisamos clamar por justiça sempre e a única forma de vencermos é estarmos unidos. Somos responsáveis pelo nosso destino“.

Vox Sambou

Unir é preciso

O longo dos anos a África esteve presente no mundo de forma forçada e dolorosa por conta da opressão e exploração que usualmente separam povos e famílias. Mas com muita luta, resistência e união acabou se tornando bem maior do que o seu próprio território. Através de inúmeras expressões o continente se expande e pode até se confundir com o planeta. Esta é a reflexão que permeia o álbum “We Must Unite”.

O álbum em questão conta com nove diferentes faixas, e Vox Sambou homenageia a diáspora africana através da sua arte poderosa e visceral. Ele busca mesclar sonoridades e ritmos diferentes como por exemplo os tradicionais haitianos e o candomblé brasileiro, com as raízes do seu som. A produção é do próprio rapper e conta com participações de Mangaio, Icaro Sá, Emanuel Venâncio, Junix, Ton Carvalho, Dinho, Beto Gibbs, Nora Toutain, Naxx Bitota, Ian Cardoso, Ronald Nazaire, David Ryshpan, Kizaba, Cyber, Rémi Cormier, Gamroz, Diolkidi e Manno Beats.

Vox Sambou Do Haiti para o mundo 

O artista é natural de Limbé, no Haiti. Ele canta em diversos idiomas, entre eles estão o haitiano, francês, inglês, espanhol e português. Já esteve presente em diversos eventos importantes como o Tiny Desk NPR meets GlobalFEST, recebeu prêmios internacionais, como o Afrima Awards. Ele foi radicado no Canadá e é membro fundador coletivo de hip-hop de Montreal, o Nomadic Massive. Vox Sambou tem feito turnês musicais que passam passaram pelos países Chile, Brasil, Senegal, Mali, Burkina Faso, Colômbia, Marrocos, Espanha, Estados Unidos e França.

Sua ligação com o Brasil já vem de muito tempo, seja nos palcos ou em gravações. Ele já trabalhou com Rael, Lazzo Matumbi, Liniker, Luciane Dom e Alma Djem.

A música de Vox é uma fusão de ritmos tradicionais haitianos e elementos afro-latinos, como afrobeat, música afro-brasileira, reggae e hip-hop. Artista consciente que não tem medo de denunciar as injustiças sociais, lançou os álbuns “Lakay” (2008), “Dyasporafriken” (2013) e “The Brasil Session” (2016). Com o single “Akouna” (2019), parceria com Afrotronix e Manno Beats, chegou a mais de 5 milhões de visualizações no Youtube e conquistou dois Afrima Awards. “We must Unite” é o quarto álbum da sua carreira e chega na sequência dos últimos singles: “Limbe” (2022), “Toya” (2023)  e “Right to Live” (2023).

Para conferir o clipe de “Raise Your Voice”, acompanhe as redes de Vox: Youtube, Instagram e Facebook

O álbum “We Must Unite” está disponível no link

Compartilhe: