Por *Cindy Krug Nawa – CEO da Agência e-nova
Em um ambiente marcado pelo uso intensivo das mais diversas formas de tecnologia, aderir às novidades que surgem a todo o momento é um modo de manter-se alinhado às tendências e possibilidades que elas oferecem para a melhoria de qualquer desempenho, independentemente da situação em questão. Sendo a internet a principal arena dessas transformações, é necessário observar de que modo as novas ferramentas podem ser implementadas para a garantia de melhores resultados. A Inteligência Artificial é uma dessas ferramentas.
O advento da Inteligência Artificial surgiu para impactar de maneira irreversível o cenário dos processos digitais. A flexibilidade do recurso permite um sem número de aplicações, e essa versatilidade condiz com a natureza fluida da própria internet, de tal maneira que o futuro da tecnologia parece apenas estar começando. Com a crescente migração digital de atividades que antes eram caracterizadas pela interação direta, a ferramenta pode exercer, entre outras atribuições, o papel de facilitar e, principalmente, agilizar procedimentos diversos, tendo em vista o seu caráter inovador.
Dada a avançada capacidade de aprimoramento da Inteligência Artificial, seu futuro é promissor, e sugere uma integração cada vez maior nas mais variadas atividades. Ao conseguir executar múltiplas tarefas, a ferramenta apresenta uma gama de caminhos para a otimização de metodologias utilizadas no cotidiano predominantemente digital em que estamos inseridos. A intensificação das possibilidades de assistência ao cliente é um desses caminhos: a aplicação da Inteligência Artificial pode tornar a experiência de atendimento mais rápida e ampla, já que, por ser um recurso com certa autonomia, que funciona a partir de uma configuração pré-programada, será capaz de cuidar das solicitações de um ou mais clientes, seja amparando-os via chatbots ou mesmo através de outros canais de assistência virtual.
Leia também: Tom Oliveira é o melhor bartender do país, e representa o Brasil no campeonato mundial
Ainda pensando na aplicação do recurso em práticas corriqueiras, outra possibilidade de uso encontra-se no âmbito de vendas online. Com a elevada aderência do público a compras por meio de sites e demais canais virtuais, a Inteligência Artificial pode adentrar o cenário potencializando estratégias de Marketing Digital e fortalecendo práticas que até então já eram executadas de outras maneiras, por intermédio de outras ferramentas e aplicações. O aspecto de personalização, próprio do Marketing Digital, pode adquirir ainda mais força com o uso da ferramenta, já que ela dispõe da capacidade de aprender a verificar padrões de comportamento dos usuários – desta forma, fazer um direcionamento exato ou potencialmente interessante para os clientes torna-se uma alternativa que pode ocorrer com maior intensidade e precisão. As recomendações personalizadas adquirem uma inclinação mais característica, permitindo assim um estreitamento com o público-alvo.
Um elemento de grande valia para a Inteligência Artificial é a exposição, ou o uso constante de suas capacidades. Tendo em vista seu potencial de aprendizagem, a aplicação contínua favorece um desenvolvimento de suas funções, permitindo uma atualização que irá influenciar diretamente nos futuros resultados de sua utilização. Assim, por meio da interação e da absorção de dados e informações, isto é, através da efetuação de ações que ela é programada para realizar, a ferramenta fortalece seu desempenho enquanto recurso voltado à execução de tarefas específicas.
Além de assistir no âmbito do Marketing Digital, a Inteligência Artificial também pode ser utilizada para a solidificação da segurança de um dado sistema. Sua aplicação neste sentido pode se beneficiar da agilidade que lhe é característica, e assim viabilizar o bloqueio de potenciais tentativas de invasão a um sistema qualquer. Este aspecto destaca-se por conta de sua absoluta relevância, uma vez que o mundo digital existe sob o constante perigo de ataques virtuais; a implementação da Inteligência Artificial, nesse contexto, é uma solução eficiente, posto que sua sofisticação tecnológica é totalmente adequada para o aperfeiçoamento de sistemas de segurança.
A tecnologia da Inteligência Artificial apresenta novas formas de executar tarefas, mas também de aprimorar maneiras já existentes de realização das mesmas. Seu potencial de adaptabilidade é um diferencial que dialoga diretamente com a natureza transformativa dos processos digitais, e isso só conta em seu favor. Encontrar maneiras eficazes e criativas de utilizá-la no dia a dia parece ser uma solução idônea para diversos problemas e desafios, e é por isso que seu futuro afigura-se tão promissor para os diversos campos de sua aplicação.
*Cindy Krug Nawa é uma profissional graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração pela FGV. Possui diversas especializações na área de Marketing Digital, Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico. Especialista em Marketing Digital com certificação Google Ads e Comschool, com mais de 21 anos de experiência, entre os quais em empresas como Submarino, Alelo e Agência e-nova. Atualmente é CEO da Agência e-nova, especializada em marketing online, com a responsabilidade de liderar sua estratégia e desenvolver novos negócios.
Sobre a e-nova
Fundada há 13 anos e com escritórios na Granja Viana e São Bernardo do Campo – SP, a agência e-nova atua com soluções completas em Comunicação Digital e Marketing Online, voltadas para o posicionamento estratégico de marcas no ambiente virtual. A empresa conta com um time de profissionais das áreas da Comunicação e do Digital para atender organizações de vários segmentos.