Tom Oliveira

Tom Oliveira é o melhor bartender do país, e representa o Brasil no campeonato mundial

A etapa brasileira da 10ª edição do Tio Pepe Challenge 2023, realizada no último dia 13 de março, obteve como vencedor e representante do país o bartender Tom Oliveira. O campeonato desenvolvido pelo Jerez espanhol homônimo, produzido pela vinícola González Byass e importado pela Inovini – divisão de vinhos da importadora Aurora Fine Brands – promoverá a final do mundial em maio, em Jerez de La Frontera, na Espanha. 

Avaliado pelo júri formado pelo jornalista Saulo Yassuda da Veja S.Paulo, o mixologista Laercio Zulú e o bartender Ricardo Takahashi (vencedor brasileiro da edição de 2022), Tom Oliveira alcançou notas máximas nas etapas de degustação às cegas de Jerez, manuseio da venência e apresentação do drink com Tio Pepe.

Leia também: Wesley Safadão reúne Ana Castela e Maiara e Maraisa para gravação de músicas inéditas

O coquetel de Tom Oliveira é uma releitura do clássico Tuxedo 1882. Onde o vermute seco da receita original foi substituído por Tio Pepe Jerez Fino. Abaixo, a receita do drink:

Tuxedo’s Sherry
45 ml Tio Pepe
30 ml Gin lavado em azeite de Ostra
2,5 ml Licor à base de cereja
2 Dash Bitter de laranja
2 dash Absinto
1 zest de casca de laranja bahia

Modo de preparo:
Após mexer todos os ingredientes em um copo misturador, fazer uma filtragem para uma taça de coquetel previamente resfriada e finalizar com uma casca de laranja em formato de moeda.

Sobre Tio Pepe
Jerez é um vinho fortificado, licoroso e cremoso, típico da Espanha e produzido a partir de três variedades uvas. A mais importante entre elas é a Palomino. Tio Pepe é o mais conhecido da categoria, criado por volta de 1840 e que ganhou esse nome a fim de homenagear um tio importante na vida do fundador. Foi a primeira marca formalmente registrada da Espanha e hoje está presente em mais de 110 países.

*Esse texto foi gentilmente cedido

Compartilhe: