Morre a Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II
Foto: Reprodução Instagram / @theroyalfamily

O dia de hoje começou um tanto quanto confuso mundo a fora, ao passo em que o público recebeu a notícia via televisão ou redes sociais de que a Rainha Elizabeth II estava sob supervisão médica, e que a família havia sido chamada. Uma vez que ela estava no Castelo de Balmoral – sua residência oficial na Escócia -. E infelizmente no meio da tarde veio a confirmação da notícia de que sua Majestade Rainha Elizabeth II havia falecido de forma pacífica.

Ao longo de 70 anos de reinado, a Monarca atravessou diversas crises, guerras, enfrentou problemas públicos e familiares. Como por exemplo quando a Princesa Diana faleceu em 1997 e quando o seu neto Harry e sua esposa Megan optaram por ‘deixar’ a família real e morar nos EUA. Mas mais do que tudo isso, Rainha Elizabeth II acabou virando um ícone pop, seja por sua figura calma, com aparência quase sempre tranquila ou pelo amor dos britânicos – e da população mundial – por ela. Sendo assim, podemos afirmar que, sim, hoje o mundo perdeu uma de suas figuras mais inspiradoras.

Tanto imprensa quanto público em geral já vinham mostrando-se preocupados com a saúde da Monarca, uma vez que desde o ano passado quando ela passou uma noite em um hospital para fazer exames – que não foram detalhados -, a sua presença de forma pública foi ficando cada vez mais rara. Por exemplo, em maio deste ano, foi a primeira vez em que ela não esteve presente na abertura do parlamento britânico, e pediu que o, agora, Rei Charles III a representasse. Ela também não esteve presente em algumas das celebrações do seu Jubileu de Platina – comemoração dos 70 anos de seu reinado. Um outro exemplo, foi nessa semana – mais especificamente na última terça feira – quando a Rainha Elizabeth II empossou a nova primeira ministra britânica em sua residência na Escócia, e não em Londres por conta dos problemas de mobilidade da Rainha.

Os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II foi a segunda monarca a ter o reinado mais longo mundialmente, e a primeira com o maior reinado Inglês. Alguns fatos históricos foram vivenciados por ela enquanto ocupava o cargo mais alto da Realeza Britânica e até antes. Como por exemplo: A crise econômica de 1929, o início e a queda do Nazismo (1933 – 1945), a criação da ONU em 1945, a primeira transmissão televisiva em cores em 1954, o primeiro homem a pisar na Lua em 1969, a construção e queda do muro de Berlim (1961 – 1989), a Guerra Fria entre 1947 e 1991. Teve também o atentado às torres gêmeas americanas em 2001 e a pandemia do coronavírus. Além dos pontos citados acima, a monarca ainda viu acontecer o início da era digital e as mudanças sociais no pós guerra, entre muitos outros fatos.

Antes de assumir o reinado, com apenas 21 anos ela fez uma declaração onde prometeu sempre servir ao seu país. “Minha vida inteira, longa ou curta, será dedicada a servir.” Com apenas 25 anos ela tornou-se rainha após o falecimento de seu pai – Rei George VI. Já estava casada com o Príncipe Phillip e com ele teve 4 filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward. Ela conheceu seus 8 netos e 12 bisnetos. Ao longo dos seus 70 anos de monarquia, ela conheceu e empossou 15 primeiros ministros, e embora tenha sido oficialmente Chefe de Estado, Rainha Elizabeth II sempre procurou permanecer neutra em assuntos políticos. Sendo assim, seu papel era mais formal e cerimonial, mas ainda assim sempre manteve afiados os sensos de responsabilidade civil e religiosa.

Rainha Elizabeth II foi exemplo para o Reino Unido e para o Mundo, ao tratar de assuntos tão delicados com tanta graça, simpatia e ao mesmo tempo firmeza ao longo dos seus mais de 70 anos de reinado.

E agora?

Após o falecimento da Rainha Elizabeth II, quem assume o trono é o primeiro na linha de sucessão e seu filho, tornando-se assim Rei Charles III. Sua esposa, Camila, torna-se a Rainha Consorte Camila. Além disso, uma série de protocolos devem ser seguidos, chamada de ‘Operação London Bridge’.