O dia de hoje começou triste pra todos aqueles que acompanham o jornalismo brasileiro! Isso porque há pouco foi divulgado que a jornalista Gloria Maria faleceu!

O que se sabe até o momento é que após vencer duas batalhas contra o câncer, ela estava em tratamento por conta de uma nova metástase. Mas há alguns dias esse tratamento parou de fazer efeito e ela faleceu na manhã de hoje. A jornalista estava internada no Hospital Copa Star, na zona sul do Rio de Janeiro.

A notícia foi dada através de nota emitida pela TV Globo. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega. A jornalista Gloria Maria. Em 218, Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada com cirurgia, também com êxito inicialmente. Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio.”

Aos poucos, diversas celebridades estão prestando homenagens para Glória Maria nas redes sociais! Ela deixou duas filhas adolescentes. Até o momento, não foram divulgadas notícias sobre o velório e o enterro da jornalista.

A carreira de Glória Maria

A jornalista Glória Maria marcou a história do jornalismo e da televisão brasileira. Isso porque foi pioneira em diversos momentos, foi a primeira jornalista a entrar ao vivo no Jornal Nacional e a primeira a exibir uma matéria em HD. Além disso, durante sua carreira ela passou por mais de 100 países e protagonizou momentos históricos.

“Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu eu faço qualquer coisa.”, afirmou a jornalista em entrevista ao programa Memória Globo.

Começou sua carreira em 1970 na radioescuta da Globo do Rio. Era uma época em que, sem internet, era preciso ouvir as frequências da polícia para saber o que estava acontecendo na cidade. Fazer diversas ligações para batalhões e delegacias também fazia parte do seu trabalho.

Leia também: Biduh retoma a carreira com nova música após dois anos

Tornou-se em repórter da emissora carioca em 1970, em uma época em que ainda os jornalistas não apareciam na tela. Como falado acima, foi a primeira jornalista a entrar ao vivo em uma reportagem do Jornal Nacional em 1971. Glória Maria passou pelo Jornal Hoje, RJTV e Bom Dia Brasil. Em 1986 passou a integrar a equipe do Fantástico e entre 1998 e 2007 foi apresentadora da revista eletrônica dominical. Nessa passagem, ficou ainda mais conhecida por conta de suas viagens a lugares exóticos e por entrevistar personalidades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo de Caprio e Madonna.

Ainda pelo dominical, viajou a mais de 100 países diferentes entre Europa, Ásia e parte do Oriente. Foi nessa época que ela mostrou ao público um “novo mundo”.

Projetos pessoais e a adoção das filhas

Após os 10 anos de Fantástico, Glória Maria tirou dois anos de licença para se dedicar a projetos pessoais. Foi nessa época que fez trabalhos voluntários na Nigéria e na Índia. E também foi quando adotou as duas filhas na Bahia. Inclusive morou no nordeste do país na época por alguns meses até que a adoção fosse finalizada. Maria tem 15 anos e Laura 14.

Retornou à Tv Globo em 2010, quando pediu para integrar a equipe do Globo Repórter onde estava até hoje. Entre muitos pontos marcantes da carreira de Glória Maria, está a apresentação do show de Roberto Carlos em Copacabana. em 2011, o Rei Roberto Carlos escolheu Glória Maria para uma entrevista em sua casa onde ele cantou para ela, e também no final do ano ela foi a responsável por apresentar o show dele em Jerusalém, ocasião o músico a tirou para dançar.

Viagens

A jornalista passou por mais de 100 países, conforme mencionado acima. Entre eles estão Estados Unidos, França, Peru, Ilhas Malvinas, Brunei, Índia, Nigéria, Dubai, Marrocos, Jamaica e China.

Na Jamaica por exemplo, foi onde Glória Maria teve a oportunidade de entrevistar o campeão Usain Bolt e também participou de alguns rituais rastáfari. No Marrocos cruzou o deserto do Saara em um dromedário e mostrou como vivem os nômades da região. Na China, fez matérias em Hong Kong onde cuidou de um panda gigante e pulou do maior bungee jump do mundo: 233 metros de altura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *