Não é de hoje que influenciadores digitais têm aproveitado seus respectivos alcances nas redes sociais tanto para impulsionar marcas através das famosas ‘publis’, como se diz no mundo virtual, como também para investir em seus próprios negócios. Com um público fiel e engajado, influenciadores começaram a sair da bolha do trabalho na internet para começar a empreender.
A aposta da vez é o investimento em novos talentos. Diversas personalidades da web, que possuem alcances estratosféricos, vêm concentrando seus esforços no agenciamento de carreiras. Nomes como Virgínia Fonseca, Rezende e Jon Vlogs têm faturado alto conectando seus agenciados com marcas.
Jon Vlogs
No caso de Jon Vlogs – um dos pioneiros na modalidade ‘vlog’, no Youtube, e que hoje coleciona mais de 14 milhões de seguidores fieis em suas redes – está à frente da agência Hypebud, ao lado de Kovarik e Gabril ‘SemNick’ Gonçalves. A empresa tem um faturamento anual de R$ 50 milhões e uma média de R$ 4 milhões mensais.
A empresa tem em seu casting alguns nomes de peso, como Vinícius “Boca de 09” Santos, Renato Garcia, Gui Nobre, entre outros. Ao todo, a Hypebud soma quase 100 milhões de seguidores nas principais redes sociais de seus agenciados, prometendo levar um alcance gigantesco para quaisquer marcas que se propuserem a contratar os seus serviços.
Tendo como um de seus carros-chefes sua parceria com a Blaze, plataforma de apostas, a agência de Jon Vlogs e Gabriel expandiu os limites das divulgações da plataforma para além do YouTube, levando para o Instagram, onde cada um de seus agenciados divulgava um vídeo seu jogando nos stories.
E não para por aí: a Hypebud foi a principal responsável pela tendência das livestreams de cassinos virtuais no Brasil, tendência essa que angariou diversos espectadores e se popularizou principalmente pela Twitch, a principal plataforma de transmissões ao vivo atualmente. O resultado disso tudo? Hoje a Blaze virou a maior de seu ramo no Brasil, tendo a Hypebud como a principal agência de influenciadores de sua plataforma.
“Como o nosso próprio nome já diz, nós somos a Hypebud. Temos no nosso casting os nomes mais hypados do momento e isso faz com que as empresas nos procurem bastante. Acima de números, o pré-requisito para ser um agenciado com certeza é o caráter. Nós procuramos pessoas com potencial e depois buscamos conhecer a índole do influenciador. Na Hypebud, sempre vamos atrás de pessoas que fazem as coisas por amor. Nós sabemos que se você fizer somente pelo dinheiro, uma hora ou outra vai parar de dar certo”, comenta Jon Vlogs.
Ainda de acordo com o youtuber e empresário, o diferencial de sua agência é sua visão de mercado como influenciador. “Acho que o principal diferencial é que, além de empresário, eu também sou influenciador, e isso me permitiu enxergar alguns erros que as outras agências que eu trabalhei cometiam. Foquei em consertar o que eles erravam e como consequência obtivemos ótimos resultados”.
Rezende
No caso de Rezende, que possui mais de 30 milhões de seguidores somente no Youtube e Instagram, o faturamento anual de sua agência, a ADR, é ainda maior, levando em consideração que, além de sua própria relevância, Rezende tem em seu casting muitos influenciadores com alcance e engajamento nas alturas. Virgínia Fonseca, inclusive, já foi do time da agência de Rezende, mas quebrou o contrato para sair e acabou pagando uma multa milionária na Justiça.
Apesar do ‘prejuízo’ com a multa, Virgínia passou a faturar infinitamente mais, pois abriu sua própria agência, a Talismã Digital, uma espécie de ‘braço’ da Talismã Music, que pertence ao seu sogro, o cantor Leonardo. A influenciadora, que soma mais de 50 milhões de seguidores, contando apenas seus perfis no Youtube e Instagram, também tem influenciadores de peso em seu seleto e cobiçado casting de agenciados e lucra valores exorbitantes conectando-os às diversas marcas que estão dispostas a investir no mercado digital.
*Esse texto foi gentilmente cedido pela assessoria de imprensa do influenciador Jon Vlogs