No mês do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a produtora e distribuidora Elo Company articulou a negociação de exibição do filme “Tenório e os Sonhos do Judô” do diretor Eduardo Hunter Moura, no Canal Brasil, com a possibilidade de ser assistido de forma acessível. Com áudio descrição para deficientes visuais e legendas descritivas para deficientes auditivos. Este é o primeiro lançamento do Canal Brasil no formato, disponibilizado nas plataformas de vídeo sob demanda (Now, Vivo e Oi) desde o dia 1º de setembro.
Com grande conhecimento de mercado – sabendo qual projeto oferecer para cada um dos parceiros e exibidores e entendendo como irá atingir ao público – a Elo Company compreendeu a importância desta ação, como um ponto de partida para outras produções: “Sabemos dos desafios que existem para disponibilizar os recursos de acessibilidade para os filmes nas plataformas digitais.”
Leia também: Musical Cabaret dos Bichos estreia de forma online
Tenório e os Sonhos do Judô
No caso de Tenório e os Sonhos do Judô, desde o princípio fizemos todos os esforços junto com a produtora e o Canal Brasil para que o filme fosse disponibilizado com acessibilidade por conta de seu protagonista e das audiências com quem o filme pode dialogar. Após algumas tentativas, chegamos em um formato que as operadoras puderam atender, resultando neste feito inédito e tão importante. A intenção da Elo é expandir cada vez mais as possibilidades de exibição e a acessibilidade, definitivamente é uma iniciativa que tentaremos implementar como padrão para nossos lançamentos.”, comenta Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da Elo Company.
“Tenório e os Sonhos do Judô” é uma história de empatia e acompanha o medalhista cego Antônio Tenório e a Seleção Paralímpica Brasileira. Estes que são convidados para um raro treino no Japão, em 2018, como preparação para os Jogos de Tóquio. Como deficientes visuais em um país desconhecido, seus desafios são muitos. Nessa viagem o público acompanha como a relação com os anfitriões pode causar estranhamentos, dificuldades de convívio, e até duelos; ao mesmo tempo que descobertas e alegrias os unem. Liderados pelo carisma e a sensibilidade do ainda campeão Tenório, a nova geração do Judô se revela e se inspira. Uma jornada íntima e divertida, com um guia único e experiente.