Doutores da Alegria

Doutores da Alegria apresenta Roda Besteirológica digital e inédita

Adaptada a partir de um clássico do repertório dos Doutores da Alegria, a Roda Besteirológica Digital terá sua primeira edição online no próximo dia 19 de junho, sábado, às 17h, via streaming.

O espetáculo é parte da campanha “Você já imaginou o hospital sem Doutores da Alegria? ”, que está angariando recursos para a manutenção do trabalho referencial realizado há 30 anos em hospitais públicos de São Paulo (SP), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

A sessão terá ingressos sociais a partir de R$ 15, que já podem ser adquiridos no site: bit.ly/rodabesteirologicadigital, onde será transmitida com exclusividade.

A realização é da associação Doutores da Alegria, com classificação etária livre.

“Temos nos reinventado durante a pandemia para que não só o programa de visitas aos hospitais públicos, como também nossa produção artística e ações formativas possam prosseguir em formato online. Com a ‘Roda Besteirológica Digital’, avançamos também na busca de recursos pela manutenção do trabalho e de nossos profissionais.”, afirma o diretor-presidente da associação Doutores da Alegria, Luis Vieira da Rocha.

Originalmente criada como “Roda Artística” e apresentada pela primeira vez em ambiente hospitalar no ano de 2006, a Roda Besteirológica ganha formato digital por conta da pandemia. Ela recria cenas ocorridas em meio à atual rotina dos palhaços, que prosseguem com as visitas aos pacientes. Mas agora por meio de tablets levados aos leitos por profissionais de saúde parceiros.

O espetáculo

Com direção artística de Ronaldo Aguiar e David Taiyu, participam da apresentação seis atores profissionais do elenco de São Paulo (SP): Anderson Machado (Dr. Cavaco), Allan Benatti (Dr. Chabílson), Filipe Bregantim (Dr. Mendonça), Luciana Viacava (Dra. Lola Brígida), Raíssa Guimarães (Dra. Faísca) e Sandro Fontes (Dr. Sandoval).

Em cena, os atores apresentam cenas originais criadas durante os atendimentos virtuais com crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

Victoria Ariante relança projeto Anfiteatro em formato de podcast

Digital e interativo, o espetáculo convida o público a conhecer de perto o trabalho artístico que segue presente nas enfermarias e corredores dos hospitais durante a pandemia.

“Há 30 anos nossos palhaços e palhaças brincam de ser médicos e encantam hospitais. Neste momento tão conturbado, não poderíamos deixar de reinventar este espetáculo tão significativo em nossa história para voltarmos a nos divertir e a nos emocionar”, comentam Ronaldo Aguiar e David Taiyu.

Doutores da Alegria

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, introduziu a arte do palhaço no universo da saúde. Desde sua fundação por Wellington Nogueira, em 1991, intervém junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

A associação transita não só pelos campos da saúde. Mas também da cultura e da assistência social e considera a cultura como um mínimo social a que todos têm direito.

Sem realizar intervenções artísticas presenciais nos hospitais desde março de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, Doutores da Alegria adaptou e transformou seus principais projetos para o formato online. Garantindo dessa forma a continuidade do trabalho. Que é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas – inclusive através da lei de incentivo à cultura.

A Escola Doutores da Alegria surgiu em 2007 como uma escola de arte, com pedagogia especializada no ensino da máscara do palhaço. Desenvolve programas de formação para jovens aspirantes a palhaços, artistas e palhaços profissionais e um programa de cursos e oficinas dirigido a um público diversificado. Estes que buscam novas experiências para além da aquisição da técnica, em que prepara para o jogo de forma autoral e crítica. No último ano, a Escola também adaptou parte de suas atividades para o ambiente virtual. 

Compartilhe: