Conhece os benefícios do videogame? Igor Alan fala sobre o assunto

Igor Alan - Videogame
Igor Alan fala sobre os benefícios do videogame - Foto: Divulgação

A preocupação de pais com os filhos que jogam videogame durante muito tempo e que isso pode deixá-los viciados, sedentários e até violentos, não é uma discussão de hoje. Em contrapartida, aqui embaixo você pode conferir alguns dos muitos benefícios desse tipo de jogo.

  1. Os videogames 3D podem aumentar a capacidade de memória: “Por causa de suas experiências envolventes e enriquecidos ambientes virtuais 3D, os mesmos videogames que foram jogados por décadas por crianças e por adultos podem beneficiar nosso cérebro com estimulação significativa,” avalia a psicóloga Marie Brown.
  2. Jogar pode ser bom para o alívio da dor: cientistas apresentaram uma pesquisa na conferência American Pain Society, que encontrou evidências que videogames, especialmente jogos de realidade virtual, são eficazes na redução da ansiedade ou dor causada por doenças crônicas ou procedimentos médicos
  3. Há evidências que mostram que videogames ajudam crianças disléxicas a melhorar a sua leitura: um estudo de 2013 investigou o fato de que jogar jogos de ação poderia ajudar as crianças disléxicas de 7 a 13 anos a ler mais rápido, sem perda de precisão.
  4. Jogar está ligado a um aumento da matéria cerebral: especificamente nas partes do cérebro responsáveis pela orientação espacial, formação de memória, planejamento estratégico e habilidades motoras finas.

Leia também: Cabelo Bem Tratado: Autoestima Em Dia

Igor Alan fala sobre o videogame como hobbie

“Enquanto alguns surfam e jogam bola, outras pessoas jogam on-line. É um hobbie, uma válvula de escape para os problemas, um outro mundo onde você se diverte e conhece pessoas, faz laços tão fortes quanto na “vida real”. Porém o mundo fora da internet é lindo, é real! Viva a vida e não apenas viva o jogo!”, Igor Alan avalia

Dito isso, o importante é frisar que vídeo game é bom sim, mas como tudo nessa vida, é preciso evitar o exagero. Afinal, já foi provado por diversos estudos que jogos que usam ações repetitivas treinam nosso cérebro para melhor ação na vida real. E é muito válido lembrar, que jogar videogame tem – para o nosso cérebro – o mesmo efeito, pois um aprendizado cria milhares de novas conexões e deixam as pessoas muito felizes.