A companhia de teatro Brasilis, inovou mais uma vez em plena pandemia para apresentar um espetáculo totalmente virtual em comemoração aos 11 anos da Biblioteca de São Paulo.
O espetáculo em questão tinha o nome de “Tempos de História” e foi criado de forma improvisada a partir de histórias do público. O elenco da peça falou sobre a proposta e a partir dos sentimentos em questão que foram relatados, interpretou cenas que, com certeza, foram bem além de recriar o que os participantes falavam.
O que mais causou impacto na plateia, foi o grande poder de emocionar proporcionado pelo elenco. Mas mais do que isso, podemos dizer que o espetáculo promovido pela Brasilis promoveu a empatia.
A estratégia adotada pelo grupo proporciona o “ver” a vivência, a realidade do outro através de um sentimento que também pode ser seu. É “ver” a história do meu parceiro na audiência, em detalhes. E mais do que isso, é poder perceber quantas perspectivas há num mesmo fragmento da vida.
A mágica da Brasilis, é justamente o fato de cada apresentação ser única. As histórias que foram contadas no espetáculo do último sábado não serão nunca mais reproduzidas. Mas com certeza ficarão marcadas na memória de cada um que teve o prazer de assistir e participar.
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Conheça o processo de produção e adaptação para um espetáculo online, aqui embaixo. Mario, diretor da Brasilis, conversou com exclusividade com o portal da Biblioteca de São Paulo e falou sobre todo o processo.
Como é o preparo para improvisar tantos sentimentos e histórias diferentes?
A equipe tem muitos anos de vivência, de ensaios semanais e de apresentações das mais diversas. Em nossos encontros, discutimos o que foi feito, como foi feito e descobrimos novas formas de fazer. É importante ressaltar também que é necessário um estado de neutralidade para não julgarmos nenhuma história, para sermos fiéis aos sentimentos do narrador.
Como foi o processo de levar o espetáculo para o online?
Foi difícil, bem difícil. Havia uma descrença inicial por parte de algumas pessoas na equipe. Começamos os ensaios em março do ano passado com os ânimos lá embaixo. Aos poucos, fomos descobrindo novas possibilidades e percebendo o que funcionaria melhor no online. Fizemos uma apresentação para amigos que deu super certo e fomos seguindo, com fé e resiliência. Depois, realizamos duas apresentações públicas e os trabalhos foram aparecendo. No final do ano de 2020, contabilizamos 80 apresentações online. Um super resultado!
Qual a maior “gratificação” e o maior desafio na realização desse espetáculo?
A maior “gratificação” foi perceber que o espetáculo online conseguiu estabelecer uma relação muito positiva com a plateia, houve interação e escuta. Os desafios foram muitos: desde a conexão com a internet (muitas vezes o participante não tinha vídeo e nem áudio; a comunicação se dava pelo chat), até estabelecer uma estética razoável, criar um cenário interessante e proporcionar uma iluminação adequada para um evento ao vivo e online.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Brasilis, é só acessar as redes sociais da companhia. Facebook e Instagram.
As informações para construção essa matéria foram retiradas do portal da Biblioteca de São Paulo