Todo mundo sabe que é realmente um tabu conversar sobre morte, especialmente para explicá-la para as crianças. Mas esse tabu é deixado completamente de lado na peça teatral Aqui Tem Vida Demais! O espetáculo está em cartaz no SESC Belenzinho em curtíssima temporada. De 14 a 29 de setembro, com apresentações somente aos sábados e domingos às 12h.
Os idealizadores da peça Bruna Betito e Bruno Canabarro, dão aulas para crianças há muito tempo, e acabam conversando com elas sobre diversos assuntos. Mas o projeto do espetáculo teatral nasceu justamente depois de um dos alunos de Bruna, em 2019, enviou um áudio para ela contando sobre um infeliz acidente. Acidente esse que o fez matar “sem querer” o seu peixinho, ao jogá-lo na privada.
Depois se se divertirem com a história que mais parecia cômica do que trágica, os idealizadores de Aqui Tem Vida Demais! se concentraram em organizar alguns materiais literários e audiovisuais para que pudessem construir a dramaturgia em questão. Em 2020, como todo mundo sabe, o mundo foi afetado pela pandemia do COVID-19, sufocado por mortes. Por conta disso, o projeto tomou outros rumos com a impossibilidade de ser montado no contexto inicial.
Aqui Tem Vida Demais! é um espetáculo para todas as idades, para todo mundo que sabe que a morte existe e pode, infelizmente, estar por perto. O espetáculo ainda permite que sejam criados espaços de trocas, diálogos, imaginação e fantasias a partir da perda, do luto, do medo. Sentimentos esses que são naturais quanto tratamos da finitude da vida.
Leia também: Prêmio eSports Brasil abre votação das categorias populares e semipopulares para a edição 2024
A trama de Aqui Tem Vida Demais!
O espetáculo conta a história dos irmãos Maria e Mário, duas crianças que precisam lidar com a morte sozinhas e longe de casa. Até que elas consigam elaborar o luto, a perda, as crianças passam por diversas situações até que encaram a Morte de frente. Em um jogo entre o seguir em frente e o olhar para trás, as crianças embarcam em uma tarefa um tanto quanto ousada de buscar pistas para entender o que é isso de algo ou alguém simplesmente “desaparecer”.
Sem entrar em qualquer situação ou questão religiosa, a peça teatral propõe aos espectadores que eles criem suas próprias histórias sobre o assunto. Sobre o que é morrer, para onde vai quem morre, e uma infinidade de possibilidades da ressignificação que podemos criar sobre a Terra.
Mas vale lembrar que o espetáculo Aqui Tem Vida Demais! não vai, de forma alguma, em busca de desvendar ou enfrentar a morte. Aliás, é ao contrário uma vez que eles apresentam caminhos diversos para que o espectador possa se concentrar na vida, no encontro com a novidade e, também, a gravidade do que é viver, enxergando que há sim vida no escuro.
No elenco, além de Bruna Betito e Bruno Canabarro, estão ainda Paula Spinelli, Gabi Queiroz e Demian Pinto.
Os ingressos podem ser adquiridos através do site do SESC Belenzinho, e custam a partir de 20 reais – meia entrada. Crianças até 12 anos não pagam ingresso. A duração do espetáculo é de 60 minutos.