Dia dois de fevereiro é dia de Iemanjá, e dia de festa no mar. E neste mesmo dia, chega ao canal Curta!, um documentário – “Festa de Iemanja” – sobre os festejos em homenagem a Iemanjá em Salvador. Justamente nesse ano, o ritual de presentear a Orixá em questão completa 100 anos, desde que um grupo de pescadores decidiu presentear Iemanjá com as suas oferendas através das ondas do mar da praia do Rio Vermelho, na capital baiana. Em 2020, o ritual também conquistou o registro de Patrimônio Cultural de Salvador.
O documentário que foi dirigido por Fabíola Aquino, busca retratar a história da festa popular repleta de simbolismos herdados da África, mas com as devidas adaptações da cultura baiana. Nele, o público poderá conferir também depoimentos de devotos, frequentadores da festa, pescadores e líderes religiosos. Além, claro, de pesquisadores e especialistas de diferentes perspectivas. Pessoas de diferentes origens e idades. Algumas delas que frequentam a festa do Dia de Iemanjá há anos, outras que estão chegando agora.
Leia também: Biduh retoma a carreira com nova música após dois anos
“Festa de Iemanjá” conta as histórias relacionadas as homenagens, incluindo as origens e também os fatos curiosos. É um filme sobre tradição versus transformação, pertencimento, cultura, ancestralidade e fé. Para quem não conseguir assistir à obra na televisão, no dia 02 de fevereiro às 19h, o filme também estará disponível em streaming. Através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado pela ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br.