Nos últimos dias, aconteceu algo constrangedor com a DJ Taty Zatto. Ela usou as redes sociais para explicar aos fãs, amigos e seguidores que existia uma pessoa que havia se passado por ela em um aplicativo de mensagens. Com o intuito de pedir dinheiro à amigos, familiares e até seguidores. Após o problema ser resolvido, ela optou por usar as suas redes sociais para alertar as pessoas, e para tentar evitar outros golpes.
O advogado José Estevam Macedo Lima, que é especialista em direito digital, comentou o caso. Mas mais do que isso, ele orientou a como prosseguir no caso de receber uma mensagem de uma pessoa supostamente conhecida pedindo dinheiro.
Leia também: Gravaki: Conheça o espaço disponibilizado para gravação de conteúdo
Ele explicou que as informações da pessoa devem ser conferidas e que deve ser feito uma ligação para quem está supostamente pedindo o dinheiro. Caso não seja possível identificar a pessoa em questão pela voz, o ideal é fazer uma chamada de vídeo. Além disso é necessário conferir as informações bancárias e jamais fazer a transferência para um terceiro. Se suspeitar de golpe, o melhor a se fazer é um boletim de ocorrência na delegacia da área ou especializada.
“É importante colocar uma nota de esclarecimento em suas redes sociais. Quando o golpe envolve contratos com empresa, não deve ser feito nenhum depósito em conta bancária que não conste no contrato ou que não tenha o nome da empresa contratada”, orienta o especialista.
O mesmo golpe na contratação de shows
O advogado aproveitou o ensejo para falar sobre esse mesmo tipo de golpe mas no caso de contratação de shows, o que aparentemente tem acontecido também.
“Caso o pagamento seja solicitado para conta que não esteja mencionada no contrato, a pessoa só deve fazer caso tenha um aditivo que conste a nova conta para pagamento. Nas relações comerciais, os pagamentos devem sempre ser feitos nas contas das empresas contratadas ou naquela que está disposta no contrato ou na nota fiscal.”, finalizou Dr. José Estevam Macedo Lima.