Silvio Santos morre aos 93 anos

Silvio Santos
Foto: Reprodução SBT

Hoje é um dia de luto para a televisão brasileira. Isso porque um dos maiores apresentadores e comunicadores, se não o maior, Silvio Santos faleceu na manhã de hoje. Silvio Santos foi internado por cerca de dois dias no mês passado para tratar um quadro de H1N1. No início do mês de agosto, o apresentador voltou a ser internado em São Paulo, mas de acordo com as informações cedidas pela assessoria de imprensa do SBT, ele estava internado apenas para passar por exames de imagem.

Nessa segunda internação, poucas informações foram cedidas para o público e para a imprensa. Mas todo mundo estava nitidamente preocupado com o quadro de saúde do apresentador.

Até o presente momento, não há informações sobre a causa do falecimento, velório e enterro. O texto será atualizado assim que as informações forem liberadas.

Nascido em dezembro de 1930 sob o nome de Senor Abravanel, no Rio de Janeiro, Silvio Santos era o mais velho de cinco filhos de imigrantes de origem judia. Estudou contabilidade e no seu tempo livre, começou a trabalhar como camelô vendendo canetas e capas de plástico para títulos de eleitor nas eleições de 1946. Mais ou menos na mesma época começou a fazer alguns trabalhos de locutor de rádio.

Com apenas 18 anos esteve no Exército na Escola de Paraquedistas, e aos domingos trabalhava em uma rádio no Rio de Janeiro. Assim que saiu do exército, Silvio Santos continuou com, entre outros trabalhos, como locutor e a venda de anúncios em caixa de som na barca Rio-Niterói.

Mas foi em 1954 que ele finalmente assinou o seu primeiro contrato como locutor, e foi na Rádio Nacional de São Paulo. Pouco depois foi convidado pelo empresário Manuel da Nóbrega para ser animado em seu programa da, também, Rádio Nacional.

Em 1958, ele assumiu a empresa Baú da Felicidade, que pertencia anteriormente ao empresário Manuel da Nóbrega, e no ano seguinte ele passou a fazer shows em circos para vender os carnês da empresa em questão.

Silvio Santos Apresentador

Ainda no ano de 1958, ele estreou seu primeiro programa de televisão, chamado “Hit Parade”, na extinta TV Paulista. E foi em 1962 que passou a ser o apresentador do programa “Vamos Brincar de Forca” na mesma emissora, que posteriormente foi adquirida pela TV Globo. E foi assim que o programa Silvio Santos começou a ser exibido na gigante carioca, TV Globo.

Pouco depois, Silvio Santos passou a ser apresentador na também extinta TV Tupi. Seu programa passou por algumas mudanças de nome, como por exemplo: “Festa dos Sinos”, “Sua Majestade: o Ibope”, “Cidade contra Cidade” e “Silvio Santos Diferente”.

Leia também: Ana Xisdê dispara sobre procedimentos estéticos: “Não pretendo fazer”

Empresário

Mesmo tendo desde cedo a sua veia empresária falando alto, foi em 1975 que ele venceu a concorrência e adquiriu o Canal 11, no Rio de Janeiro e no ano seguinte inaugurou a TVS. Em 1976 ele saiu da TV Globo e seu programa passou a ser exibido nas TVs Tupi e TVS do Rio.

Ao longo do tempo, Silvio venceu outras concessões e em 1981 entrou no ar o SBT, uma das várias empresas do seu grupo e onde o Programa Silvio Santos viria a ser a atração principal, com quadros inesquecíveis e que marcaram gerações.

Sua capacidade de segurar o público em frente a TV, chegou a deixar o programa no ar por mais de 10 horas. Sua capacidade de dominar a plateia e a audiência com os seus bordões inesquecíveis atestaram o carisma do apresentador.

Entre os anos 70 e 90, ele ainda fez sucesso cantando algumas marchinhas de carnaval. Tanto que em fevereiro de 2001, ele foi homenageado no carnaval carioca pela escola de samba Tradição.

Silvio Santos chegou a se candidatar para Presidente da República em 1989, o anuncio da sua candidatura foi feito apenas duas semanas antes do primeiro turno eleitoral, mas uma semana depois a candidatura em questão foi indeferida pelo TSE.

A vida pessoal

Em meados de 2001, Silvio Santos e sua família passaram por um super susto. Isso porque uma de suas filhas, Patrícia Abravanel, foi sequestrada e esteve em poder dos criminosos durante sete dias. Depois que a apresentadora foi liberada, o criminoso invadiu a casa do apresentador e o manteve como refém por cerca de sete horas. Na época, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi até a casa do apresentador a ajudou nas negociações.

Outro susto aconteceu em 2010, quando uma das empresas do seu grupo, o Banco Panamericano sofreu um rombo bilionário. E foi em 2018 que sete ex-diretores foram condenados pela fraude em questão. Aliás, em 2011, Silvio Santos vendeu o Panamericano para o BTG Pactual.

Com a pandemia, em 2020, Silvio Santos ficou recluso e em isolamento na sua casa. Tanto que em dezembro do mesmo ano, comemorou o seu aniversário de 90 anos apenas ao lado de suas filhas. Em 2021, já vacinado com as duas doses necessárias, ele voltou a apresentar o programa do qual ele estava afastado desde 2019.

Mas algumas semanas depois, ele contraiu a Covid-19 e foi internado. Após a melhora, ele voltou a gravar seu programa mas não no mesmo ritmo de antes.

No final de 2022, Silvio Santos se afastou da televisão, mas não anunciou sua aposentadoria de forma oficial.

Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e as filhas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Do seu primeiro casamento, com Cidinha – falecida em 1977 -, ficam as filhas Cíntia e Silvia.