Renan Oliveira, é advogado e co fundador da Previdenciarista. E recentemente falamos para você sobre como a tecnologia tem ajudado advogados de diversas áreas, durante a pandemia do novo coronavírus. Época essa, em que quase tudo está sendo feito à distância, para evitar o avanço do vírus.
Nós do News On Demand, conversamos exclusivamente com o advogado, para saber como surgiu a empresa, como a pandemia afetou eles. Além disso, falamos também sobre o cuidado com o uso da tecnologia e sobre a mudança no perfil de pessoas que procuram por um escritório e advocacia. Confira abaixo.
News On Demand: Como sentiu o impacto da pandemia sendo advogado e empresário?
Renan Oliveira: No Previdenciarista acabamos tendo um contato muito grande com outros advogados, especialmente de áreas que demandam um atendimento mais próximo como o Direito Previdenciário. São profissionais que dependem bastante do fluxo de pessoas nas ruas para terem movimento nos seus escritórios. Diferente de áreas mais corporativas ou institucionais como o Direito Tributário, Societário, Administrativo, áreas como o Previdenciário, Consumidor e Trabalhista acabam tendo um contato mais próximo com as pessoas.
A pandemia impactou bastante esses negócios. Muitos deles hoje sofrem com a falta de clientes circulando e procurando seus serviços, estejam ou não com as portas abertas. No lado do Previdenciarista, embora continuemos crescendo durante toda a pandemia, notamos um aumento no número de cancelamentos justificados por “falta de clientes” e “baixo movimento no escritório”.
Alguns colegas acabam cancelando por um receio do futuro, por não ter muito uma perspectiva de quando tudo isso vai acabar. Outros colegas advogados acabam cancelando com uma perspectiva muito mais de curto prazo. Quase como se estivessem suspendendo o serviço para voltar a contratar mais a frente quando as coisas voltarem ao normal.
A tecnologia ajudando as pessoas, segundo Renan Oliveira
NOD: Como todos os recursos tecnológicos que temos a nosso favor, te auxiliam diariamente?
Renan Oliveira: O Previdenciarista sempre se estabeleceu com uma mentalidade de ser altamente escalável e dinâmico. E para perseguir nossos objetivos usando essas premissas, a tecnologia é uma aliada vital para nosso negócio.
Ferramentas de organização de tarefas como o Trello, de comunicação como o Slack e o próprio Whatsapp, de videoconferência como o Whereby, Zoom e Meet e todo o pacote de ferramentas do Google (Docs, Sheets, Agenda, Tarefas, Keep…), têm colaborado muito na nossa rotina enquanto negócio de tecnologia. Porém, é importante salientar que essas tecnologias também podem ajudar muito na rotina de um escritório de advocacia, não importando o seu porte. Todas elas oferecem recursos gratuitos para empresas de diferentes tamanhos. Muito nesse contexto o Previdenciarista tem tentado se tornar também uma ferramenta vital para o advogado atuante na área.
A Previdenciarista
NOD: As ferramentas da Previdenciarista foram desenvolvidas antes ou durante a pandemia?
Renan Oliveira: O Prev nasceu em 2013 e modificamos todo o sistema em 2019. Então boa parte das ferramentas mais usadas da plataforma foram criadas antes da pandemia. Por causa disso, acreditamos que os clientes que já estavam com a gente antes da pandemia, continuam conosco até hoje. Eles sabem da importância do Prev na gestão dos seus escritórios e clientes. Após a pandemia nós começamos a perceber que faltavam no Previdenciarista ferramentas que atraíssem potenciais clientes para os escritórios dos advogados.
Então, embora o Prev já exista há bastante tempo, a pandemia também nos obrigou a pensar em produtos diferentes. Por isso, recentemente, lançamos o Diretório de Advogados, para que um cliente em potencial encontre advogados atuantes em Direito Previdenciário na sua região. E também estamos no processo de lançamento de um sistema em que segurados, aposentados e trabalhadores podem enviar suas demandas para a nossa plataforma gratuitamente, que direciona esse caso para advogados assinantes do Prev que tenham interesse na demanda.
Mudança no perfil de clientes
NOD: De que forma você enxerga a mudança no perfil dos clientes atualmente?
Renan Oliveira: No Brasil há uma geração que até hoje faz compras no supermercado em grandes volumes. Aqui no Rio Grande do Sul chamamos isso de “fazer o rancho”. Um costume que foi herdado dos períodos da hiperinflação.
Eu tendo a acreditar que a pandemia vai forçar algumas mudanças de comportamento nos profissionais. O trabalho remoto, dentro do possível, já estava batendo à porta e agora veio para ficar. Conheço advogados que ao invés de terem um escritório próprio, converteram o próprio escritório em espaço de trabalho compartilhado, alugando o escritório por hora para outros advogados como sala de atendimento enquanto fazem parte do trabalho em casa.
Isso ajuda a pagar as contas do escritório num período em que estaria ocioso. Porém, confesso que a maior mudança que eu gostaria de ver está no Poder Judiciário. Como a advocacia é uma atividade muito dependente da atividade do Poder Judiciário, adianta muito pouco um advogado passar a modernizar sua atividade enquanto o Poder Judiciário ainda lhe obriga a ir até o fórum fazer uma audiência que será resolvida em 5 minutos. Vejo que a maior resistência a alguma mudança, se existir, será imposta pelo Judiciário.
Alertas sobre a tecnologia
NOD: Há algum tipo de alerta que você gostaria de deixar para advogados e/ou público em geral sobre o uso da tecnologia?
Renan Oliveira: A tecnologia é implacável. Não há opção de não fazer uso dela e se manter competitivo no mercado, ainda mais em um mercado onde há cerca de 180 brasileiros para cada profissional.
O lado bom é que hoje em dia plataformas como o próprio Previdenciarista e outras ferramentas de gestão de escritório, comunicação e organização estão cada vez mais fáceis de usar e cada vez mais baratas uma vez que são construídas em modelos altamente escaláveis. Há muito já passamos da época em que era necessário fazer cursos ou aulas para se adotar alguma tecnologia (como o famoso curso de datilografia). Hoje há tecnologias que democratizam o acesso a outras tecnologias. Quem nunca assistiu um vídeo no Youtube para aprender a fazer algo?
Portanto, aos advogados o alerta que fica é esse: enquanto há profissionais ainda resistindo para o uso da tecnologia, há outros surfando nessa onda. Ambos vão competir pelo mesmo cliente. A tecnologia está aí para reduzir custos operacionais, aumentar a carteira de clientes e a produtividade do escritório. Perca o medo, aceite que a tecnologia está aí para ficar (e ajudar) e experimente. Todo mundo já usa muita ferramenta tecnológica mesmo sem perceber. Os escritórios mais competitivos nos próximos anos serão aqueles que atendem o cliente onde ele estiver e a um custo baixo, que não inviabilize a própria atividade.