De acordo com um levantamento inédito da Euromonitor, o volume de cerveja comercializada no Brasil chegou a 14,3 bilhões de litros no ano passado. Isso representa um crescimento de 7,6% em relação a 2020, cujo consumo já havia crescido 5,3% na comparação com 2019. Em meio a esses avanços, o consumo de cerveja no país bateu recorde em 2021, superando o volume comercializado em 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo. À época, houve 13,8 bilhões de litros de cerveja vendidos no país. Vale destacar que o crescimento do consumo em 2021 representa o terceiro resultado positivo consecutivo. Aliás, a expectativa é que o volume de cerveja comercializada no país chegue a 15,46 bilhões neste ano, ou seja, o Brasil deverá bater um novo recorde de consumo de cerveja em 2022.
Em um cenário tão competitivo, onde a qualidade é fator determinante para o sucesso de uma marca, algumas empresas vão além e se destacam por suas propostas inovadoras e receitas exclusivas, como é o caso da marca Quiosque do Lugui. Fundada em 2018 por Denilson Lugui na região leste de São José do Rio Preto, a marca segue uma receita exclusiva de família da época em que o pai do empresário fabricava seu próprio chopp, muito antes da consolidação desse nicho do mercado no país. Hoje, com a qualidade de seu produto testada e aprovada pelos consumidores, a marca vem se destacando pelas propostas inovadoras, como o chopp em dobro a qualquer hora, e o investimento em equipamentos desenvolvidos exclusivamente para a franquia, como a Ice Beer Special: uma choperia totalmente congelada e com design moderno, única na América do Sul.
O Quiosque do Lugui
“O Quiosque do Lugui tem a proposta ‘double chopp a qualquer hora’, uma estratégia de marketing em que fornecemos aos franqueados dois barris pelo preço de um, para que possam fornecer chopp em dobro a qualquer momento sem se preocuparem com custos extras”, explica Ana Cláudia Bilar, CEO da marca. “Nosso chopp puro malte é fabricado com insumos de primeiríssima qualidade. Em teste cego realizado na última ABF São Paulo, de cada dez, oito preferiram nosso chopp, o que nos dá certeza de que conquistaremos nossos objetivos” pontua Bilar. Além do exclusivo chopp puro malte, a franquia ainda possui chopp IPA, lager, escuro, de vinho e opções de drinks.
O estabelecimento também possui um cardápio exclusivo com pratos como Parmegiana de Filé Mignon com molho artesanal, comidinhas de boteco, Trio do Lugui – porção de salsichas alemãs exclusivas e três tipos de mostardas feitas especialmente para a marca – e o exclusivo Dom Queijo, empanado de frango com molho quatro queijos, bacon e raspas de limão siciliano. Dessa forma, a franquia passou a ser considerada um gastrobar, já que oferece uma experiência completa.
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Nova campanha de Marketing
Para potencializar a venda dos franqueados e atrair consumidores nas unidades, a franqueadora criou uma campanha de marketing agressiva nomeada “Chope em dobro, todo dia, toda hora”, onde a franqueadora, que possui sua própria fábrica de chope, subsidia o segundo chope para que o franqueado possa garantir chope em dobro para o cliente durante todo o expediente como forma de atrair o público em todos os horários do dia. Além disso, a franquia possui várias plantas de produção de chope em todos os estados onde tem franqueados, o que garante uma distribuição pontual, ou seja, os franqueados nunca correm o risco de ficar sem abastecimento do chopp.
Apesar de ainda faltar três meses para o fim de 2022, o faturamento da franquia esse ano entre janeiro e julho de 2022 já superou o faturamento de todo o ano de 2021. Nos sete primeiros meses de 2022, o Quiosque do Lugui registrou faturamento de R$ 3,6 milhões. Já entre janeiro e dezembro de 2021, o faturamento total foi de R$720 mil. Em número de novas unidades, 2022 também já superou o ano passado. Foram 45 unidades vendidas esse ano durante janeiro e julho. Já em 2021, foram 12 unidades durante os doze meses do ano.
Atualmente o Quiosque do Lugui possui 13 lojas abertas em regiões como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Amazonas, além de 44 lojas em implantação. “Nosso objetivo é ser a maior rede de franquias de chopp do Brasil através de diferenciais como o nosso cardápio de petiscos e porções, nossa arquitetura e por conta de servirmos o chopp mais gelado do país. Até o final do ano, nossa expetativa é inaugurar 40 unidades”, pontua.
*Esse texto foi gentilmente cedido pela assessoria de imprensa