O plano São Paulo para reabertura da economia durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, foi dividida em 5 fases: Vermelha, Laranja, Amarela, Verde e Azul. Esse plano foi elaborado juntamente com o ministério da saúde do estado.
É importante lembrar que agora na fase amarela, os estabelecimentos que tiveram a sua abertura autorizada na fase laranja, poderão estender seu horário de funcionamento em 2 horas. Se antes poderiam funcionar durante 4 horas diárias, agora podem funcionar durante 6 horas por dia.
- Vermelha: Restrição total onde apenas os serviços essenciais podem ficar abertos
- Laranja: Comércios de Ruas e Shoppings abertos com controle
- Amarela: Flexibilização
- Verde: Abertura parcial das atividades econônimicas
- Azul: Normal Controlado
Com a capital na fase amarela, o governo e a prefeitura decidiram antecipar a reabertura de parte do setor cultural da cidade, com os devidos cuidados.
As informações são do Jornal Hoje da Rede Globo, como você pode conferir abaixo
Serão permitidos eventos onde as pessoas fiquem sentadas, com o devido distanciamento e provavelmente a abertura aconteça no final de Julho. Quando a cidade estará na 4ª semana de estabilização da Fase Amarela.
“Lembrando que pra essa fase, esse setor, o funcionamento está previsto depois que a região tiver uma estabilidade de 4 semanas nessa fase amarela. Então não é funcionamento imediato a partir de segunda-feira, tem essa previsibilidade de 4 semanas”
Patrícia Ellen – Secretaria de desenvolvimento econômico
Assim como nas outras fases, as empresas do setor cultural que poderão reabrir, deverão seguir o protocolo imposto pela prefeitura e seguir as recomendações do ministério da saúde, tendo ainda a possibilidade de não ter a abertura permitida, se não seguir as regras.
As regras impostas pela prefeitura e pelo governo são:
- Ocupação máxima deve ser de 40%;
- Público deverá permanecer sentado;
- Uso de máscara obrigatório;
- Venda de ingressos exclusivamente online;
- Assentos devem ser marcados respeitando o distanciamento social;
- Alimentos e bebidas não poderão ser consumidos nos estabelecimentos;
- Adoção de protocolos específicos;
- Eventos deverão controlar o acesso e o número de pessoas, observando a lotação máxima;
- Funcionamento de até 6 horas por dia;
Funcionamento de Academias no Plano São Paulo
As academias estavam previstas para voltar a funcionar quando a cidade atingisse a fase verde do Plano São Paulo. E é quando as academias poderão voltar a funcionar normalmente. Por agora, segundo a secretaria as academias poderão funcionar apenas em regime de treinos individuais.
“Lembrando que academias no modelo tradicional estão previstas para funcionar na fase verde. Nessa etapa, o que elas podem ter de funcionamento validado pelo centro de contingência, é uma ocupação máxima de 30% da capacidade total, funcionamento máximo de 6 horas, e as atividades individuais são permitidas, somente as individuais, permitidas através também de agendamento, adoção dos protocolos específicos, uso de máscaras, agendamento prévio, e também seguimento dos protocolos definidos, com destaque pra limpeza intensificada dos equipamentos, 3 vezes ao dia, e restrição do uso dos vestiários” disse a secretária Patricia Ellen.
Assim como os outros estabelecimentos, as academias precisarão seguir protocolos específicos para que tenham a sua reabertura autorizada, são eles:
- Respeitar a capacidade máxima de 30%;
- Uso obrigatório de máscara;
- Agendamento prévio de clientes;
- Funcionamento reduzido de 6 horas diária;
- Apenas aulas individuais são permitidas;
- Protocolos específicos para o setor ainda terão que ser aprovados;
- Utilização de chuveiros de vestiários está suspensa, sendo permitido apenas banheiros abertos;
- Equipamentos devem ser limpos ao menos 3 vezes ao dia;
Cabeleireiros e Restaurantes
O prefeito da cidade, Bruno Covas falou em coletiva de imprensa hoje que amanhã assinará a autorização para cabelereiros, bares e restaurantes na fase amarela.
Conforme dito acima, eles também terão que seguir protocolos específicos para poder funcionar.
O governo determinou inclusive que bares e restaurantes só poderão funcionar durante o dia na fase amarela. O governo também destacou que o tempo de funcionamento destes estabelecimentos não deve ser superior a 6 horas por dia.
“A partir de hoje a gente começa uma discussão interna com a vigilância sanitária do município, dada essa nova decisão do governo do estado de São Paulo, de poder, já na fase amarela, reabrir as academias e também retomar atividades culturais. Assim que a prefeitura definir quando que isso será feito no município, nós comunicaremos a todos vocês”, falou Bruno Covas em coletiva hoje (03).