Ícone do site News On Demand

Pedro Paulo Rangel morre aos 74 anos

Pedro Paulo Rangel

Foto: Reprodução

Uma triste notícia pegou os fãs da teledramaturgia brasileira de surpresa na manhã de hoje. É que o ator Pedro Paulo Rangel que estava internado há pouco mais de 20 dias, faleceu no final da madrugada de hoje. De acordo com o G1, a informação foi confirmada pela família do ator.

Aos 74 anos, o ator estava internado no CTI da Clínica São José no Rio de Janeiro para tratar uma descompensação do seu quadro de enfisema pulmonar. Mas até o momento a causa da morte do artista não foi divulgada pela família, os locais de velório e enterro também não foram divulgados.

A carreira de Pedro Paulo Rangel

Nascido na zona norte do Rio de Janeiro em 1948, teve o primeiro contato com o teatro aos 11 anos e logo ficou apaixonado. Tanto é que escreveu e atuou na sua primeira peça “Quando Os Pais Entram de Férias”. Certo tempo depois, passou a frequentar o grupo de teatro da Igreja de Santa Terezinha onde também conheceu o ator Marco Nanini. Anos depois estudaram juntos no antigo Conservatório Nacional de Teatro, atualmente chamado de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O primeiro contato do artista com o teatro profissional foi em 1968, com a peça ‘Roda Viva’ escrita por Chico Buarque e dirigida por José Celso Martinez Corrêa. Na televisão, seus primeiros trabalhos foram na TV Tupi em São Paulo, e em 1972 estreou na Tv Globo na novela “Bicho do Mato”. E daí pra frente foi um sucesso atrás do outro. Pedro Paulo Rangel foi, inclusive, o primeiro ator a protagonizar o o primeiro nu masculino na televisão. Na época ele dava vida ao Juca na novela Gabriela.

Depois de algumas peças de teatro e filmes nas décadas de 70 e 80, Pedro Paulo voltou à Tv Globo e tornou-se também um destaque no humor. Uma vez que foi convidado por Jô Soares para um quadro do extinto ‘Viva o Gordo’. O resultado agradou tanto a emissora que ele foi convidado para integrar o elenco da segunda temporada de ‘TV Pirata’ em 1988.

Em 1992, Pedro Paulo Rangel marcou a história da teledramaturgia mais uma vez ao interpretar o homossexual Adamastor em ‘Pedra Sobre Pedra’. Em seguida ele esteve no ar em ‘O Mapa da Mina’ – 1993 e ‘A Indomada’ – 1997, além da minissérie ‘Engraçadinha’.

Outros sucessos em que Pedro Paulo Rangel deu vida à personagens estão ‘Vale Tudo’, ‘Saramandaia’, ‘O Cravo e a Rosa’ e ‘Belíssima’. Ele também esteve em minisséries como ‘A Muralha’, ‘Você Decide’, ‘A Diarista’, ‘Os Aspones’ e ‘Sob Nova Direção’. Atualmente, podemos conferir a atuação do artista em ‘O Cravo e a Rosa’, no Vale a Pena Ver De Novo.

Amigos homenageiam o ator

Amigos, colegas e outras personalidades usaram as redes sociais para publicar homenagens à Pedro Paulo Rangel após a notícia de seu falecimento. Alguns outros amigos, como por exemplo Lilia Cabral que deu uma entrevista emocionada à GloboNews falando sobre os últimos dias do amigo.

“Sábado, antes de ser entubado, eu fui visitá-lo, ele me olhou, você sabe que a pessoa está sofrendo. Não quer que ela sofra, mas ao mesmo tempo não quer que ela vá. Mas ele foi como queria, eu acho, sem sofrimento.”, falou a atriz.

“O legado do Pepê é uma coisa inconfundível. Fico vendo a gente e fico muito emocionado.”, afirmou o ator Diogo Vilela que contracenou com Pedro Paulo em ‘TV Pirata’.

“Espero que agora ele esteja bem feliz lá em cima, se encontrando com os nossos outros amigos, porque ele merece essa felicidade.”, falou Suely Franco.

“As lembranças com o PP quanto de público como na parceria profissional, são inúmeras. É sempre muito potente no sentido do aprendizado. [..] Ele dizia sempre que cada personagem era um rascunho para o próximo, não necessariamente o seguinte, mas um próximo, ou seja, que a gente é sempre um esboço.”, falou Eduardo Moscovis.

Vanessa Gerbelli

“O Pedro Paulo foi minha inspiração. Ele foi quase como uma figura paternal pra mim. O meu primeiro trabalho na televisão, eu não tinha noção do que eu tava fazendo, e ele foi um farol. Onde eu mirava naquela direção porque a interpretação dele era o tipo de interpretação que me fascinava. Que sempre me fascinou. Ele era de muita sutileza, muita delicadeza e de uma generosidade ímpar sabe? Uma compreensão das coisas, uma compreensão do texto.

Olha realmente [é] uma perda muito grande, acho que ele se foi muito cedo realmente sabe? 74 anos é jovem para o tanto que a gente queria ele em cena, na televisão, nos palcos. Eu estive recentemente, recentemente não, mas em janeiro com ele, ele foi assistir um espetáculo que eu fazia e nós conversamos um pouco e eu achei ele muito bem. Falei ‘Nossa Pepê, como você tá bonito’, ele tava muito bem. E realmente foi uma surpresa esse agravamento da doença dele né? Uma perda imensa.”, falou a atriz Vanessa Gerbelli.

Homenagens nas redes sociais

Outros amigos e colegas de profissão, usaram as redes sociais para homenagear o ator e amigo Pedro Paulo Rangel.

“Que ator maravilhoso, um homem gentil, doce, sutil. Engraçado e dramático, Elegante. Pedro Paulo Rangel se foi hoje. Único, um ator e uma pessoa grandiosa. Vou sentir sua falta Pepê. Descanse em paz.”, afirmou Dan Stulbach.

“Pedro Paulo Rangel, um dos maiores atores de todos os tempos, meu amigo querido, com quem tive a honra de trabalhar no teatro e na televisão, partiu hoje para iluminar outros palcos com seu talento arrebatador, com sua elegância, inteligência e humor insuperável. Obrigado Pepê! Que Deus te abençoe e te ilumine sempre onde estiver.” – Felipe Camargo.

“Meu coração tá pequenininho. Te amo meu Lobão! Da sua, Chapéu.” – Isabela Garcia

“Querido PP, eu acho que você foi o primeiro ídolo que trabalhei junto. Lembro que eu observava fascinada cada coisa que você fazia ou ensinava. Sempre te admirei, sempre te achei um ator fora do normal. Meu carinho por você é enorme e recebo a notícia da sua partida com tristeza, mas percebendo o tanto que de você ficou em mim. Obrigada por tudo e parabéns por tanto! Essa segunda foto eu guardo com muito carinho. Meu ídolo me assistindo, que honra te mostrar o que aprendi e dizer que você fez parte disso. Te amo, PP” – Julia Rabello

“Um ator genial. Conheci melhor o trabalho de Pedro Paulo Rangel ao assistir no teatro seu espetáculo SoPPa de Letras. Me tornei ainda mais fã desse grande artista gigante que deixará muitas saudades. Esteja em paz, querido” – Juliana Alves.

“Meu amorzinho… Acabei de receber a notícia da sua partida desse plano… Meu coração nublou. Mas ao lembrar dos nossos encontros, por essa vida, logo eu estava sorrindo. Que saudades já sinto de vc. Teu último trabalho comigo naquele curta, valeu a pena por poder estar de novo com vc. poder olhar seus olhinhos vivos e saltitantes. Passar aquele texto todas aquelas vezes e cair na gargalhada… dizer coisas um pro outro com troca de olhares, a gente fazia isso tão bem, rsrsrs eu amava rir com vc PP. E vc me sacaneava pq tenho o riso frouxo. E me chamava de ‘mamita’… pq sempre me preocupava com vc… Puxa… amo vc… Agora vc tá livre meu amorzinho…E eu vou te levar no coração. Pedro Paulo Rangel, PP.” – Larissa Maciel

“#PP #PedroPauloRangel siga brilhando meu amigo! Sempre eterno aqui nesse plano. #RIP” – Wagner Santisteban

“Cumpriu sua missão aqui na terra o querido e talentoso ator Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos. Uma grande perda! Sentiremos muitas saudades! Meus sentimentos aos amigos e familiares. Vá em paz, seu Calixto! #rippedropaulorangel” – Walcyr Carrasco

Sair da versão mobile