Palmirinha Onofre, cozinheira e apresentadora falece aos 91 anos

Palmirinha Onofre
Foto de Palmirinha em 2014. Créditos: Iwo Onodera / EGO

O domingo começou bem triste para os fãs da culinária e para muitas pessoas. Isso porque foi divulgado que a apresentadora e cozinheira Palmirinha Onofre, faleceu na manhã de hoje por conta de complicações de problemas renais. Ela já estava internada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz na região da Paulista, em São Paulo.

No ano de 2020, vale lembrar, a apresentadora foi internada por três vezes. Em outubro, por conta de uma infeção urinária, no início de dezembro por conta dos exames de sangue terem apontado o baixo índice de sódio no organismo dela, e no final daquele mesmo mês para tratar uma outra infecção urinária.

Após o anúncio feito nas redes sociais da própria apresentadora, diversas pessoas tanto anônimas quanto famosas fizeram incontáveis homenagens emocionantes para ela.

Um pouco mais tarde foi divulgado, também pela família que o velório acontecerá amanhã, dia 08 de maio no cemitério do Morumbi entre as 9h e as 17h. Mas pensando nos fãs da Vovó Palmirinha, como ela era carinhosamente chamada, a família avisou que entre as 11h e as 13h o velório estará aberto ao público.

O comunicado de falecimento de Palmirinha Onofre

“A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril.

Palmirinha era considera a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, coo os chamava.

Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também souber empreender e superar as dificuldades da vida.

Esteou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silva Popovic, na TV Bandeirantes, o que possibilitou a descoberta de seu talento por Ana Maria Braga que, na época, apresentava o Note e Anote na TV Record. Convidada para apresentar o café da manhã, permaneceu lá por cinco anos.

Posteriormente, em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, ficando à frente do programa por mais de onze anos. Depois, teve a oportunidade de apresentar o seu “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/Fox Life que ficou no ar até 2015.

Fora das telinhas, ainda fez sucesso nas telonas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”. Seu último trabalho na TV foi em 2019 como jurado no reality Chef ao Pé do Ouvido, da GNT. Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, The Noite, entre outros.”

A trajetória da cozinheira e apresentadora

Como já dito acima, Palmirinha Onofre teve uma trajetória longa e muito bonita, e deixa um legado incrível tanto para a família quanto para os seus fãs.

Nascida em 1931 em Bauru, interior de São Paulo, teve que percorrer um longo e árduo caminho até chegar à televisão, e ser conhecida como a ‘vovó mais querida do Brasil’. Em uma entrevista lá no ano de 2011 ela relembrou que após se divorciar do marido, começou a vender bolos e salgados para poder sustentar suas filhas.

Apesar de ser, também, muito lembrada como a ajudante de Ana Maria Braga, a primeira aparição de Palmirinha Onofre na televisão foi em 1994. Ela foi convidada por Silvia Popovic para falar sobre o tema ‘criei meus filhos sozinha’ e na época ainda presenteou a apresentadora com uma cesta de salgadinhos.

Em 2017, em uma entrevista para a revista Veja, Palmirinha relembrou com tristeza o casamento e ainda afirmou que era constantemente agredida. “Eu estava sempre com o olho inchado, machucada, com roxos pelo corpo. Naquela época, tinha o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e eu me matriculei para tentar terminar os estudos. Eu trabalhava durante o dia e estudava à noite. Quando eu chegava em casa, ele achava que eu estava em outro lugar e era aquele auê”. Afirmou a cozinheira e apresentadora na época.

Mas apesar de todas as dificuldades pelas quais ela passou, Palmirinha sempre foi batalhadora e seguiu em frente com força de vontade e determinação. Criou suas filhas, teve 6 netos e 6 bisnetos. Conquistou o seu lugar ao sol, e conseguia viver financeiramente, relativamente, bem.

Seu último trabalho na televisão foi como jurada do reality Chef Ao Pé do Ouvido, da GNT em 2019. Fora das telinhas e telonas, Palmirinha atuou como empresária e tornou-se sócia de uma rede de cafeteria chama Casa Vovó Palmirinha. Em uma outra entrevista em 2019, ela afirmou que estava realizada e que havia conseguido fazer o seu ‘pé de meia’ para viver bem na sua velhice.