O Bem Amado

O Bem Amado chega à globoplay dia 15

A novela O Bem Amado, foi exibida originalmente em 1973 e marcou a história da televisão por ter sido a primeira novela em cores a ser exibida no Brasil e a primeira obra televisiva a ser comercializada a nível internacional pela emissora.

Depois de quase 50 anos da exibição original, e de todos os avanços tecnológicos vivenciados pela sociedade, a obra continua sendo considerada como atemporal.

Lima Duarte, falou com exclusividade à plataforma globoplay sobre a novela e sobre a obra ter marcado a sua estreia na rede Globo.

“Eu inventei todo esse jeitinho dele de falar com as pessoas. Na época, eu fui na figurinista e disse que iria arranjar a roupa. Fui em um tintureiro na Estação da Luz, em São Paulo, onde consegui um terno escuro. Depois, fui em um churrasco de um amigo em Sorocaba e um dos convidados tinha um chapéu. Achei que seria um bom chapéu para o personagem, um matador que não mata … Foi a primeira novela que fiz na TV Globo e, graças ao Zeca Diabo, não saí mais dela e nem também do imaginário brasileiro”, afirmou Lima Duarte.

Leia também: Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder voltam à TV em Março

Mais do que isso, Lima Duarte também elogiou o autor da novela – Dias Gomes. “O autor, Dias Gomes, era um crítico profundo e inteligente. A novela tinha personagens maravilhosos, tipos profundos, muito bem compostos e o povo se apaixonou”.

Relembre a história de O Bem Amado

Escrita por Dias Gomes, O Bem Amado começa com o corrupto e demagogo Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), que se candidata a prefeito de Sucupira e se elege com o slogan “Vote em um homem sério e ganhe um cemitério”. O problema é que ninguém morre para que a obra seja inaugurada. Por isso, o prefeito resolve consentir a volta do matador Zeca Diabo (Lima) à cidade com a garantia de que ele não será preso. A esperança é que ele lhe arranje um defunto. 

O prefeito só não esperava que Zeca Diabo voltaria a Sucupira disposto a nunca mais matar ninguém, pois quer virar um homem correto. Odorico tem como aliadas as irmãs Cajazeiras – Doroteia (Ida Gomes), Dulcineia (Dorinha Duval) e Judiceia (Dirce Migliaccio), que mantêm relacionamentos amorosos com o prefeito sem desconfiarem umas das outras – e Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz), seu fiel secretário pessoal.

Compartilhe: