Morre o Rei Pelé, aos 82 anos

morre Rei Pelé
Foto: Neil Hall / Getty Images

A tarde do mundo inteiro ficou triste há pouco, o futebol perdeu o seu Rei. Rei Pelé, como era conhecido, estava internado há um mês em São Paulo para o tratamento de uma infecção respiratória após contrair a COVID-19 e também para regular o tratamento que o atleta estava fazendo para um câncer no cólon.

Os detalhes do velório e sepultamento não foram totalmente revelados pela família. O que se sabe até o momento é foi montada uma vigília na Vila Belmiro – Santos e que o o sepultamento será na cidade litorânea de SP. Foi divulgado há pouco pela Globonews, que o velório do Rei Pelé acontecerá na Vila Belmiro e que será aberto ao público. O sepultamento deverá ocorrer no Cemitério Vertical de Santos. Mas vale lembrar que essas informações ainda não foram confirmadas pela família.

No final do ano passado, mais especificamente em Setembro, Pelé passou por uma intervenção cirúrgica no local do câncer e vem sendo submetido à diversas sessões de quimioterapia. Ainda assim, aconteceu uma metástase no pulmão, intestino e fígado.

O último boletim médico divulgado tanto pela família quanto pelo corpo médico que cuidava do Rei Pelé, foi no dia 21 de dezembro. Neste, foi informado que o atleta havia sofrido uma progressão da doença oncológica e por isso precisava de mais cuidados e atenção quanto às disfunções cardíacas e renais que ele apresentava. Por esse motivo ele passou o natal internado no hospital ao lado dos familiares.

Durante a última Copa do Mundo – que aconteceu no Catar neste ano – o Rei Pelé recebeu incontáveis homenagens. Foram feitas algumas no gramado por Mbappé, Richarlison, Neymar e a seleção brasileira. Além disso, foi possível notar diversas faixas nas arquibancadas que homenageavam o Rei do Futebol que já estava internado na época do torneio.

A Carreira do Rei Pelé

Um menino simples, mas com um talento gigantesco que fez história no Santos, na Seleção Brasileira e virou os olhos do mundo para o futebol brasileiro. Na seleção brasileira, ele estreou em 1957 em uma partida contra a Argentina pela Copa Roca, quando também fez seu primeiro gol pela seleção. Com apenas 17 anos, ajudou o Brasil a vencer o mundial de 1958 na Suécia. Quatro anos depois, em 1962 se machucou no segundo jogo do mundial que também foi vencido pelo Brasil. Em 1966 foi literalmente caçado em campo com duras faltas, e finalmente em 1970, no México, Rei Pelé foi o responsável por comandar o lendário time brasileiro ao tri campeonato mundial. Com isso, ele é o único jogador de futebol a vencer 3 mundiais.

Pelo Santos, Pelé marcou história. Venceu 10 campeonatos paulistas e foi artilheiro em 9 deles, consecutivamente. Foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de clubes em 1962 e 1962 respectivamente. Foi também com a camisa do peixe que o Rei Pelé marcou o milésimo gol da sua carreira, em um jogo contra o Vasco no Maracanã em novembro de 1969.

Ainda de acordo com os números do Santos, Pelé marcou com a camisa do time 1091 gols em 1116 jogos.

Com a camisa da seleção brasileira, Pelé disputou 113 jogos e marcou 95 gols, pelas contas da CBF. Pelas contas da FIFA, os números são um pouco diferentes, uma vez que a entidade só contabiliza jogos entre seleções. Foram 77 gols em 91 partidas.

Em sua carreira, foram 1282 gols e 1364 jogos pelas contas do Santos. Pelas contas do próprio Rei Pelé divulgadas nas redes sociais, foram 1283 gols.

Clubes e jogadores homenageiam o Rei do Futebol

Desde que o falecimento do Rei do Futebol, Pelé, foi divulgado, alguns clubes e jogares usaram as redes sociais para prestar suas homenagens ao Rei Pelé. Confira abaixo.

Santos

O clube paulista publicou uma foto de uma coroa e escreveu “Eterno”

Fluminense

O clube carioca Fluminense escreveu “Eternamente o Rei do Futebol. #RIPPelé”

Vasco da Gama

O Vasco da Gama publicou “O futebol perdeu a sua Majestade. O #VascoDaGama presta todas as condolências a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira, aos 82 anos. Descanse em paz, Rei do Futebol e grande Vascaíno de coração.

Palmeiras

O clube paulista Palmeiras publicou “Edson Arantes do Nascimento morreu nesta quinta, aos 82 anos, mas Pelé continuará vivo para sempre nas lembranças e nos corações de todas as pessoas que amam o futebol. A Sociedade Esportiva Palmeiras reverencia a trajetória do Rei e presta condolências a seus familiares e fãs.”

Internacional

O Internacional escreveu que “O maior embaixador da história brasileira. Mais do que três Copas, seus pés conquistaram prestígio para toda uma nação. Edson Arantes transformou o futebol em instrumento de orgulho, e jamais será igualado ou esquecido.Obrigado por tudo, Pelé. Para sempre o nosso Rei.”

CBF – Confederação Brasileira de Futebol

“A CBF lamenta o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nesta quinta-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Pelé foi muito mais que o maior esportista de todos os tempos. O nosso Rei do Futebol foi o expoente máximo de um Brasil vitorioso, vencedor e que nunca se amedrontou diante das dificuldades. Menino negro, pobre e nascido em Três Corações (MG), Pelé nos mostrou que há sempre um novo caminho. Prometeu ao seu pai uma Copa do Mundo e nos presenteou com três, além de marcar 95 gols em 113 partidas com a amarelinha. O Rei nos deu um novo Brasil e nós só temos a agradecer o seu legado. Obrigado, Pelé. De 1940, em Três Corações (MG), para a eternidade.”

Neymar Jr

“Antes de Pelé, “10” era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte.
Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei!
Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!”

Cristiano Ronaldo

“Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé.”

Mbappé

“The king of football has left us but his legacy will never be forgotten. RIP KING”

“O rei do futebol nos deixou, mas o seu legado jamais será esquecido. RIP Rei”