Logo-News-On-Demand-Final---Colorido

O cantor e produtor musical MC Marcinho que está internado desde Junho no hospital Copa D’or, no Rio de Janeiro, teve uma piora no seu quadro de saúde e por isso foi retirado a fila única de transplantes. A piora do quadro de saúde do funkeiro aconteceu nas últimas 24 horas ao ser diagnosticado com uma infecção generalizada. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do cantor ao G1.

Ele foi internado no final do mês de Junho com o quadro de insuficiência cardíaca e renal. No dia 10 de julho, já internado e em tratamento, o cantor teve uma parada cardiorrespiratória que durou cerca de 14 minutos.

No dia 14 de julho, o cantor recebeu um dispositivo chamado de DAV (Dispositivo de Assistência Ventricular). O aparelho em questão funciona como um coração artificial que bombeia o sangue pelo corpo, auxiliando ou complementando a função do coração humano. É um dispositivo que pode ser usado em média apenas por 3 ou 4 meses. A cirurgia para implementação do dispositivo em MC Marcinho ocorreu bem e por enquanto fazem a função necessária. Enquanto uma das bombas leva o sangue para dentro do pulmão, onde é oxigenado, a outra bombeia o sangue para o restante do corpo humano.

Leia também: Fausto Silva entra para a fila única de transplante à espera de um coração

No Brasil essa técnica não é muito utilizada, infelizmente. Isso acontece porque para que o tratamento seja popularizado no país, é preciso a tecnologia de ponta necessária e uma equipe de especialistas bem treinados para a cirurgia. Além disso, o alto custo do implante acaba por ser uma barreira também.

Jaqueline Miranda é a médica responsável pelo programa de transplante cardíaco da Rede D’Or e falou com o G1 sobre o assunto para explicar basicamente como o dispositivo funciona.

“A gente usa essas bombas quando o coração entra em falência e o objetivo é puxar o sangue da circulação e devolver para a circulação, fazendo o papel do coração. Basicamente, ele funciona como uma bomba cardíaca.”, explicou a médica.

Porque MC Marcinho precisou sair da fila de transplante?

Além de toda a tensão por conta da piora do quadro do cantor, o fato de ele ter que sair da fila única de transplante ainda traz uma preocupação a mais para a família e os fãs.

MC Marcinho precisou ser retirado da fila, pois de acordo com as regras do Sistema Nacional de Transplantes, o paciente que vai receber o órgão precisa ter condições mínimas de passar por uma cirurgia para receber o órgão.

Mas com essa infecção generalizada, MC Marcinho infelizmente não pode passar por uma cirurgia deste porte.

“Muitas complicações estão surgindo agora e, nesse momento, ele não tem condições de fazer a cirurgia. Ele estava na fila do transplante, mas com o quadro de infecção se agravando, não pode fazer a cirurgia.”, explicou a assessora do artista, Vanessa Bicalho.

Família se pronuncia

Os irmãos de MC Marcinho, Mauro Garcia e Gisa Garcia usaram as redes sociais para pedir oração ao cantor e para pedir também doação de sangue.

Mauro Garcia: “Amigos eu estou precisando muito da ajuda de vcs mais uma vez , a situação do meu irmão piorou e só um milagre de Deus pra que agente não perca ele . Desde já obrigada por todas orações. Me ajudem nosso Deus é o Deus do impossível”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mauro Garcia (@maurorgarcia_)

Gisa Garcia: “Oi meu povo, bom dia a todos! eu to passando aqui para pedir a cada um de vocês que puder nos ajudar, estar doando sangue pro Márcio. O Márcio novamente tá precisando de doação de sangue, então eu quero pedir a cada um de vocês que puder nos ajudar que vá lá doar o sangue pra ele, que nesse momento ele ta precisando bastante. No post anterior e nos stories tem todos os endereços onde vocês podem ir fazer a doação pra ele. Eu quero agradecer a cada um que doou, e pedir que se puder doar novamente pra ajudar ele, a gente vai ficar imensamente gratos. Deus abençoe!”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gisa Garcia (@gisagarciaoficial)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *