Por *Flávia de Paula – Diretora de Social Media
O crescente número de adeptos das mídias sociais e as incontáveis possibilidades que elas trazem através de suas frequentes inovações refletem um mundo digitalizado, em que a dimensão virtual desempenha um papel de total relevância para o funcionamento dos negócios. Destacando-se como um dos aspectos dessa onda, o Marketing Digital vem ganhando cada vez mais espaço, e deve continuar sua progressão no ano de 2023. Tendências surgem a todo o momento, e é a partir da observação e imersão neste cenário que o profissional do Marketing Digital precisa compreender as janelas que se abrem para sua atuação.
Por operar em um ambiente marcado pela fluidez e constantes mudanças, o Marketing Digital precisa ter suas estratégias articuladas em torno de medidas essenciais, como atenção, atualização e, sobretudo, flexibilidade. Adaptar-se ao novo e encontrar caminhos neste âmbito é uma postura indispensável para a permanência no jogo – e é deste modo que o profissional do Marketing Digital encontrará os caminhos para resultados satisfatórios. Acompanhar as tendências do momento, em suma, é a fonte de um empreendimento bem-sucedido.
Assim, abaixo destacamos algumas tendências que devem chegar com tudo em 2023:
1 – Conteúdo direcionado
Compreender as necessidades e desejos de um cliente em potencial, o que ele consome e pelo que pode se interessar é uma providência fundamental para a construção de uma segmentação personalizada. Este tipo de atenção no direcionamento preciso do conteúdo, além de capturar o olhar de uma pessoa, também aumenta as possibilidades de obtenção dos resultados almejados, já que as chances de que ele faça a aquisição de um produto ou serviço dirigido especificamente para ele, segundo suas preferências, são maiores. Com o uso intensivo da internet e das mídias sociais entre a população, investir em conteúdo direcionado é uma estratégia inteligente para a conquista de novos clientes.
2 – Mobile First
A “onipresença” da internet é em grande parte resultante do uso expressivo de smartphones no Brasil e no mundo. Neste contexto, então, desenvolver formas de alcançar o cliente por meio do aparelho celular é essencial, e isso pode ser feito por meio de planejamentos voltados às particularidades da experiência do usuário com o smartphone. Do ponto de vista do Marketing Digital, explorar o formato e as potencialidades oferecidas pelos dispositivos é imperativo para que haja um bom usufruto da tecnologia no sentido de encontrar melhores resultados.
3 – Uso de inteligência artificial
O advento da inteligência artificial passou por um verdadeiro boom nos últimos tempos, e agora a tendência é que ela seja cada vez mais utilizada para auxiliar e facilitar processos que possam aprimorar a relação com o cliente. Atentar-se às perspectivas que o recurso oferece e aplicá-las às práticas características do Marketing Digital podem ajudar a incrementar e potencializar antigas metodologias de negócios.
4 – Proeminência de chatbots
Os *chatbots podem ser utilizados para aumentar a rapidez do atendimento e a interação com o cliente, favorecendo uma dinâmica de conversas caracterizada pela eficiência – sobretudo nos dias de hoje, em que a automatização de variados processos surge para suavizar a experiência do contato. Na esteira do uso crescente de inteligência artificial, os chatbots são uma das muitas ferramentas que podem ser aperfeiçoadas pelo recurso, visando a um aumento de sua praticidade e sofisticação no trato com o cliente.
*Um chatbot é uma ferramenta para conversar com o cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Ele pode responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial.
5 – Produção de vídeos
Produzir vídeos sempre foi uma estratégia de suma importância para a conquista de público, e o recurso segue firme em seu potencial de atratividade. Por conta de seu atributo sensorial, a conjunção entre imagem e som ainda é uma poderosa receita para alcançar novos clientes, e o elevado número de plataformas que comportam a criação e disseminação de conteúdo audiovisual apenas favorece a prática. Utilizar esta via de maneira criativa e estratégica é uma ação imprescindível no mundo enfaticamente visual em que estamos inseridos.
6 – Parcerias com influenciadores digitais
Falando em audiovisual, o número vertiginoso de influenciadores digitais na internet é outro recurso que pode ser explorado para fins de marketing. A projeção e influência desses profissionais é uma ponte de acesso a uma fatia maior do público, e a conjuntura tecnológica atual permite e favorece este tipo de contato e divulgação. Buscar parcerias com influenciadores digitais é uma alternativa interessante para quem procura ampliar seu raio de alcance.
7 – Hibridização dos eventos
A organização de qualquer evento passa por diversas etapas, demandando de seus idealizadores um enorme esforço e ponderação no que se refere à experiência dos participantes, entre outras considerações. A integração tecnológica atual permite que os eventos sejam realizados simultaneamente nos âmbitos presencial e virtual, viabilizando assim a maior adesão do público, uma vez que este tipo de prática traz a vantagem de facilitar o acesso dos participantes através da transmissão online em tempo real. Desta forma, além de resolver a questão de limitação geográfica que poderia impedir a participação de muitas pessoas, a hibridização de eventos também aumenta a possibilidade de acomodação de mais participantes. Investir neste tipo de experiência é uma opção indicada para aumentar o engajamento do público.
*Flávia de Paula é graduada em Jornalismo e possui diversas especializações na área de Gestão de Marketing de Alta Performance e Planejamento Estratégico. Especialista em Marketing Digital com certificações em mídias, gestão de pessoas e relacionamento, atualmente é diretora de Social na agência e-nova, especializada em marketing online, com a responsabilidade de liderar sua estratégia e desenvolver novos negócios.