Na quinta feira, dia 19, começa mais uma edição da São Paulo Boat Show – o maior evento náutico da América Latina. E nela o público poderá visitar a histórica lancha “Pole Position” de Ayrton Senna. O veículo náutico em questão conta com 19 pés, foi fabricada pelo estaleiro Cobra e tem um motor de 25 cavalos. Mas mais do que todos esses detalhes, ela foi uma companheira fiel de Ayrton Senna. Um aventureiro nato para os passeios e e práticas de esportes como por exemplo esqui aquático e paraglider.
A lancha de Senna foi utilizada pelo piloto entre 1986 e 1994 – ano em que faleceu em um grave acidente durante uma corrida de Fórmula 1 -. A exposição da lancha faz parte de uma homenagem especial do evento aos 30 anos sem Ayrton Senna. Aliás, a homenagem trás para o público um lado mais pessoal do piloto. Um outro evento em homenagem é o Gala Dinner organizado pela família de Senna junto com o CEO da Fórmula 1.
“É uma honra prestar essa homenagem ao nosso eterno ídolo nacional Ayrton Senna e, além disso, mostrar às pessoas uma de suas paixões: o lazer e os esportes sobre as águas com a utilização de um barco que tinha o perfil dele, veloz e com design esportivo. É isso que queremos apresentar no São Paulo Boat Show: oportunidades para todos, tanto para quem busca comprar o primeiro barco, alugar adquirir cotas ou fazer upgrades, quanto para aqueles que simplesmente querem conhecer mais sobre este universo tão fascinante. É um programa para toda a família, com atrações diversas, desde tecnologias de ponta a embarcações que atendem esportes aquáticos até longas navegações.”, afirmou Thalita Vicentini, diretora geral da Boat Show Eventos.
A lancha de Senna
A lancha de Senna, chamada de “Pole Position”, está 100% inalterada desde que Senna a utilizava em lugares como Angra dos Reis e Ilhabela. Danilo Iakimoff é o atual proprietário da embarcação e destaca o imenso valor emocional que ela possui. “Este barco era a paixão do Ayrton. Ele supervisionou cada detalhe, desde o reforço do casco até a escolha do motor de 225 cavalos, que era três vezes mais potente do que o necessário. Para ele, velocidade e emoção eram fundamentais, tanto nas pistas quanto nas águas.”
Além da potência que é claramente impressionante, até hoje, o atual proprietário preserva até hoje marcas de uso, como os riscos que segundo Danillo foram deixados pelas aventuras de Senna. “Esses detalhes são essenciais para manter viva a memória do piloto. Nunca vou repintar essas marcas. Elas contam a história de quem ele era e do que vivia nesse barco.”
No evento, além de poder visitar a lancha de Senna, o público poderá conhecer os principais lançamentos náuticos que estarão em destaque. O evento reunirá mais de 150 embarcações nacionais e internacionais. Com opções que vão desde cotas de 45 mil reais para compra de veleiros até lanchas de alto luxo de mais de 15 milhões. O público poderá encontrar diversos tipos de embarcação, sejam barcos para longas viagens, esportes náuticos, lanchas que atingem velocidades superiores à 120 km/h, jet ski, pranchas de surfe elétricas, pontoons e barcos infláveis de alta tecnologia são apenas alguns dos atrativos do evento que tem tudo para chamar a atenção do público.