Ítalo Saliccio fala sobre carreira e pandemia em entrevista exclusiva

Italo Saliccio

Recentemente, contamos para vocês sobre como Ítalo Saliccio cresceu em sua carreira. E, também, como enfrentou o desafio de começar um salão próprio em meio a pandemia.

Depois disso, nós conversamos com o hair stylist que nos deu uma entrevista exclusiva. Nela, conversamos sobre vários assuntos, como por exemplo a carreira, a abertura do studio, os cursos que ele já fez, entre outras coisas.

Confira abaixo o bate papo completo com Ítalo Saliccio

News On Demand: Italo, é um prazer conversar contigo. Muito obrigada por esse bate papo. Conta pra gente como surgiu a sua paixão por cuidar dos cabelos? Como decidiu ser um hair stylist?

Ítalo Saliccio: Prazer é todo meu, e eu quem agradeço por falar mais do meu trabalho e sobre minha carreira. Tudo começou com minha mãe, que no ano que nasci ela concluiu o curso de cabeleireira, e meio que nasci em salão, já fazendo escova penteado e ajudando a lavar cabelo. E eu vi que era oque eu queria pra minha vida. E aí estou com mais de 20 anos de carreira. 

NOD: Como é ser conhecido como um dos maiores criadores de conceitos e estilos na sua área?

IS: Ainda não me sinto assim, quero conquistar mais espaços, aprender mais e com o tempo este título ser mais concreto, porém muitas pessoas já comentam muito sobre. Isso me faz perceber que estou no caminho certo, e que devo continuar. 

A abertura do Studio Saliccio

NOD: Recentemente você se reinventou e abriu um studio próprio. Isso aconteceu estritamente por conta da pandemia, ou já era uma vontade mais antiga? 

Ítalo Saliccio: Que nada! Nem passava pela minha cabeça, eu trabalhava numa rede de salões bem conceituada, tinha minha equipe, minhas clientes estava caminhando bem, porém veio a pandemia e resolvi arriscar, e está dando certo, mas ser empreendedor no Brasil não é fácil, e com o studio, acaba sendo só eu, e mais uma assistente, nem recepcionista eu tenho, é tudo digital, onde me facilita muito. E por sinal estou bem feliz

Cursos e experiência profissional

NOD: Conta pra gente, um pouquinho dos cursos que você já fez, e com foi trabalhar nos maiores salões de beleza do país? Como por exemplo Studio W e Jacques Janine? 

IS: Cursos foram vários, porém minha maior conquista foram dois Vidal Sassoon em Londres e Toni & Guy aqui mesmo no Brasil, mas já passei por academias em Barcelona, NY e Itália. Cursos internacionais trazem muita bagagem não só de estudos mas de culturas, formas de se aplicar as técnicas, é isso facilita na hora de criar um estilo um conceito. 

Leia também: Théo Barreto estreia em “Sonho de uma Noite de Verão”

Ter trabalhado com Wanderley Nunes no Studio W foi um divisor de águas na minha vida, porque com ele eu aprendi o que de fato e criar uma identidade para um artista ou personalidade publica, ele sempre dizia que o artista ou influenciador tem que sempre está com o cabelo impecável quando acorda quando está molhado, até mesmo bagunçado ele tem que estar bonito de todos os ângulos. Pra sempre ser elogiado. E no Jacques Janine foi também uma honra pude viver momentos lá, que eu não tinha vivido antes, como assinar a campanha da própria marca ao lado da dona Janine, onde em um movimento no cabelo da modelo, ela me disse “ você me lembra alguém penteado” eu disse o seu Mário (eu fiz curso com ele). E ela respondeu “não o Jacques” eu quase cai pra traz, de tanta emoção. Foi maravilhoso. 

Linha de cosméticos própria por Ítalo Saliccio

NOD: Como está caminhando a criação da sua própria linha de cosméticos? Já tem uma previsão de lançamento?

IS: Eu em meus maiores sonhos pensei em ter uma marca, aí no meio da pandemia me veio a ideia de criar produtos essências, e aí  está vindo. Será uma marca com fórmulas exclusivas, idealizada por mim, junto a química da Alva Cosméticos, é isso está sendo incrível porque desenvolvendo um produto do zero é muito magico. A previsão de lançamento será para o primeiro semestre de 2022. 

NOD: Muito obrigada mais uma vez. Quer deixar algum recado para quem acompanha o seu trabalho e o portal? Que conselho você daria para quem quer, ou precisa, se reinventar nesse momento ou então quer começar na carreira de hair stylist?

IS: Tenha sempre em mente que você pode tudo, seja em qualquer área, eu falo isso porque eu sempre acreditei em mim, e isso me levou a lugares e experiências maravilhosas. A frase é “somos seres de infinitas possibilidades, onde podemos tudo, basta acreditar”