Helena Ranaldi e Martha Meola estrelam “Por Trás das Flores”

Helena Ranaldi e Martha Meola
Foto: Camila Rios

Entre os dias 28 de outubro e 29 de novembro, o Teatro Multiplan MorumbiShopping será o palco do espetáculo teatral “Por Trás das Flores”. A peça é estrelada por Helena Ranaldi e Martha Meola. E convida o público a encarar uma narrativa poética que explora como pode ser complexa uma relação entre mãe e filha. Basicamente, a peça é ambientada no Líbano ao mesmo tempo que é ambientada na imaginação da filha. A história acompanha a tentativa da mãe de convencer a filha a voltar para o Brasil e viver com a sua família.

O espetáculo traz o contraste entre modernidade e tradição e ressalta as diferenças culturais entre os países citados. Ao mesmo tempo em que mostra o abismo temporal que existe entre o mundo contemporâneo e a época em que a mãe – Martha Meola – migrou para o Brasil, em meados do século XX. A peça teatral revela ainda a subjetividade de duas mulheres que ao mesmo tempo que são muito próximas, são muito distintas. Destacam ainda os aspectos psicológicos, sociais e míticos.

Marcelo Lazzaratto e Samir Yazbek falam sobre detalhes da peça

De acordo com Marcelo Lazzaratto, diretor do espetáculo, toda a ação acontece dentro de um quarto em uma casa bem antiga no Líbano. Eles buscaram três elementos essenciais para configurar o ambiente: um tapete, um baú e um vaso com uma muda de Cedro-do-Líbano. Eles apostam no jogo entre as atrizes para configurar as paisagens libanesas, como anseios da filha – Helena Ranaldi – e o cotidiano brasileiro como desejo da mãe.

“Há um painel atrás composto por módulos que lembram teares, como se a trama neles gerada fosse o enredo de memórias da família, memórias que transcendem a vida vivida das personagens e acessa elementos de sua ancestralidade.”, afirmou o diretor.

Leia também: Do seu carro para a nuvem: Volvo Cars amplia parceria com NVIDIA

Para Samir Yazbek, escritor da peça, o texto foi inspirado em suas raízes libanesas e propõe “um mergulho na psique dessas duas mulheres que, apesar de suas diferenças geográficas e temporais, elaboram seus traumas, num acerto de contas que opera a partir de arquétipos familiares, mas que faz ressoar dilemas éticos e morais que refletem a encruzilhada das visões de mundo do Oriente e do Ocidente, tão presente na formação da sociedade brasileira”.

Os ingressos estão à venda através da plataforma Sympla, e custam entre R$40 e R$100. O espetáculo tem duração de 60 minutos e as sessões teatrais acontecem às quartas e quintas-feiras, às 21h. Com exceção do dia 14 novembro, que não haverá espetáculo.