Em linha com a estratégia de consolidar sua posição de protagonista no setor e fortalecer o pilar de inovação, a Grendene acaba de lançar no universo das NFTs, sigla em inglês para “tokens não-fungíveis”. Com versões limitadas de clássicos e grandes sucessos da marca como ativos digitais. Os tokens serão, inicialmente, divididos em três categorias e seus benefícios físicos: rara, épica, mística, trazendo produtos como os Flox, Stellar, Beach Slide e Flip Flop Free.
Primeira empresa brasileira do segmento de calçados a operar no mercado de NFTs, o projeto é resultado da atuação de seu laboratório de inovação Bergamotta Labs. Que tem como propósito criar e testar soluções inovadoras que aproximem pessoas e negócios de forma sustentável. Prova disso é que, por meio de parceria com a startup One Percent, líder em tecnologia blockchain na América Latina, o projeto terá compensação de carbono e redução do impacto ambiental.
“A Melissa é uma das marcas pioneiras em levar o público feminino a Web3. E, para que essa experiência seja extraordinária, transcendemos o universo digital e adicionamos benefícios reais a essas aquisições”, ressalta Raquel Scherer, Gerente Geral da marca.
Os consumidores que comprarem NFTs terão a propriedade original de uma peça digital e diversos benefícios relacionados à marca: cupons de descontos, produtos físicos exclusivos e visitas imersivas ao universo Melissa. Os tokens podem ser adquiridos por meio de pagamentos por cartão de crédito, PIX e, no futuro, serão negociados no mercado secundário. Os ativos digitais estão disponíveis em nft.melissa.com.br.
Em uma segunda fase do projeto, serão desbloqueadas duas novas categorias de tokens. Lendária e leilão, em que serão ofertados mais benefícios, com mais exclusividade e mais possibilidades de experiências no mundo real.
“O Bergamotta Labs e a Melissa uniram forças para potencializar ainda mais os pilares da marca associados à moda, arte e design em inovação, usando a tecnologia como ferramenta de conexão emocional com seus fãs, usuários ou simplesmente simpatizantes. Estamos encarando esse lançamento como uma nova categoria de produtos da Grendene.”, comemora o diretor-geral da marca Melissa, Paulo Pedó.
Lançado em 2020 com um time de quatro pessoas, o Bergamota já conta com 23 profissionais especializados em áreas como dados e tecnologia, pesquisa e tendências, novos materiais, experiência do usuário, entre outras.
Leia também: Ouça a nova música de Vitor Kley: “Tudo Me Lembra Você”
“Em 2022, o objetivo do Bergamotta é testar de forma ágil até 50 projetos em estágio de prova de conceito, dos quais alguns passarão para MVP e projeto piloto. O time está conectado a todas as nossas áreas e tem foco em iniciativas de médio e longo prazo ligadas a novos comportamentos do consumidor e do mercado em escala global”, explica Daniel Gandolfi, gerente da divisão de inovação da Grendene, que também participa da implementação das operações digitais e direct to consumer.
Com foco nos fatores essenciais para o desenvolvimento de novos negócios, em 2021 o “Berga” se instalou junto ao Instituto Caldeira, importante hub de inovação do Sul do País.
Sobre a Melissa
Lançada em 1979, a marca integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 32 milhões de pares de sapatos. Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios, como bolsas que já se tornaram icônicas. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, como Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme Des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood.
Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e ainda conta com coleções elaboradas por artistas, como os designers brasileiros Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha Hadid – além de suas três galerias físicas, centros de grandes exposições e ativações artísticas e culturais, localizadas em três dos principais centros urbanos do mundo (São Paulo e Nova York). Outro grande orgulho dos 40 anos da marca, Melflex® – forma proprietária de PVC 100% reciclável – nos estabiliza como conscientes e conscientizadores do conforto e do estilo aliados à sustentabilidade.
Sobre a Grendene
Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará, e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York). Em 2021, registrou lucro líquido recorrente de 541,8 milhões.
Sobre a One Percent
A One Percent é uma das principais empresas de blockchain da América Latina especializada em tokenização, criação de NFTs, aplicação da tecnologia para rastreabilidade de produtos. Liderada por especialistas com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de software e negócios na área de TI, criou uma solução completa chamada Oken. Esta que atende todos os pilares da construção de soluções em blockchain, se tornando uma one-stop-shop do mercado de tecnologia. Proporciona aos clientes acesso a tecnologia blockchain e soluções conjuntas com plataformas mobile, web, APIs e sistemas legados, conectando empresas e pessoas para criar uma economia global nova e mais democrática.
*Esse texto foi gentilmente cedido pela assessoria de imprensa da Grendene.