Com a pandemia, o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça que acontece em Gonçalves-MG, sofreu uma pausa depois de 10 anos de existência. Para a edição de 2021, o festival foi reinventado e acontecerá de forma híbrida neste ano, com eventos presenciais, online e ações sociais. Todo o Festival presa por respeitar os atuais protocolos sanitários, ainda por conta da pandemia.
O festival tem durabilidade de 1 mês, e contará neste ano com dinâmicas repletas de vivencias campestres, além da tão aclamada feira dos produtores, oficinas de gastronomia, arte e cultura e muitas outras atividades diferenciadas.
As atividades da área gastronômica propõe aos participantes diferentes harmonizações, dicas de preparo, receitas diferenciadas, experiências com pequenos produtores da região e muitos sabores locais com pratos especiais nos diversos restaurantes da cidade.
Em todas as edições do festival, algumas pessoas são homenageadas, e nesse ano as homenagens serão feitas à Eni Ribeiro do restaurante Ao Pé Da Pedra, Glória Vieira do Zé Ovídeo e Vilma da Rosa. Elas são mulheres que migraram da lavoura e criaram os seus “restaurantes-casa”, e mais do que isso estão no mercado há mais de 20 anos. Estas mulheres, serão destacadas no Festival de Gastronomia e Cultura da Roça como alvo de admiração e reconhecimento no pioneirismo e resiliência no atendimento aos turistas.
Mais uma novidade neste ano, é que a Chef Mara Salles fará uma imersão de 5 dias no bairro dos Venâncios. Onde conviverá com produtores locais e com Vilma – uma das homenageadas – dona do restaurante do bairro há mais de 20 anos.
Confira a programação do primeiro final de semana do Festival de Gastronomia e Cultura da Roça 2021
[wptb id=6336]