O poeta Bráulio Bessa, que diariamente recita suas poesias no programa Encontro de acordo com as datas, amanhã prestará sua homenagem ao ator Tom Veiga, que durante 25 anos deu vida ao querido Louro José.
O tributo a Tom Veiga continua no ‘Encontro’ desta quarta-feira, dia 4, com um cordel de Bráulio Bessa em homenagem ao artista. Também no matinal, na companhia de Fernanda Gentil e Andre Curvello, Tati Machado apresentará uma versão especial do quadro ‘Momento Gshow’, dedicado ao personagem Louro José.
O falecimento de Tom Veiga
No último domingo, dia 01 de Novembro, o ator Tom Veiga foi encontrado sem vida por amigos em seu apartamento no Rio de Janeiro.
Ana Maria Braga, se pronunciou sobre a perda do amigo e colega de trabalho nas redes sociais.
“Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração”.
Ontem durante o programa Mais Você, foi anunciado em primeira mão a causa da morte do ator. Um AVC causado por um aneurisma cerebral.
Sobre Tom Veiga
Tom Veiga era responsável pela voz e manipulação do personagem, que foi idealizado por Ana Maria em 1996, quando a apresentadora ainda comandava o ‘Note e Anote’, na Record. Louro José chegou à Globo com Ana Maria Braga em 1999, marcando presença no ‘Mais Voce’ com frases bem-humoradas e protagonizando momentos divertidos e cheios de cumplicidade com a apresentadora.
“Tom Veiga deu vida ao Louro com uma irreverência que só ele seria capaz de dar. Puro talento em encarnar a alma brasileira num papagaio verde e amarelo. Tão brasileiro quanto ele. Os homens curtiam o louro porque ele sabia traduzi-los. As mulheres se divertiam e até suspiravam por esse papagaio sedutor. As crianças, então, nem se fala. Ficavam hipnotizadas por ele. Esse foi o fantástico mundo das ilusões criado por um talentoso rapaz que estava no lugar certo e na hora certa quando a Ana teve a ideia de criar um boneco pra acompanhá-la.”
Leia também: Eleições Americanas: Globo faz cobertura durante toda a madrugada
“O Tom era um assistente de estúdio naquela época, ainda na Record. No dia dos testes com câmera, o manipulador não compareceu e o Tom, então, segurou o papagaio para adiantar o serviço. E já nesse momento, meio sem querer, encarnou o que viria a ser o boneco de maior sucesso na TV brasileira. Tanto que nem foi necessário testar mais ninguém! E o Tom foi apenas ele mesmo. Hoje, a gente se despede desse amigão divertido, homem generoso, capaz de tirar a roupa do corpo para ajudar alguém. Eu me despeço de um grande amigo”, afirma a diretora-geral do ‘Mais Você’, Vivi de Marco.
“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, disse Veiga, em depoimento ao site Memória Globo.
Confira abaixo o vídeo de Ana Maria Braga falando emocionada sobre Tom Veiga.