Biometria sem contato: O futuro da autenticação

O comportamento de toda a sociedade mudou com a pandemia, ações simples como apertar um botão ou pegar em uma maçaneta agora requer um cuidado redobrado para evitar qualquer tipo de contaminação. Esse “novo normal” também está refletindo nas empresas, que estão buscando soluções de autenticação sem toque para suas instalações.

Essa tecnologia, antes vista como um recurso “legal de ter”, se tornou essencial. São soluções que estão conectadas a tudo, desde o relógio de ponto dos funcionários até o controle de acesso de visitantes e prestadores de serviço.  

Um estudo realizado pela Future Market Insights prevê um crescimento anual (CAGR) de 17,4% durante o período de 2020 até 2030 da tecnologia de biometria sem contato, chegando a US$ 70 bilhões em valor de mercado.

“O processo de autenticação passou por uma transformação nos últimos dois anos. A biometria não deixou de existir, ainda é um produto muito procurado, mas tecnologias como reconhecimento facial foram os equipamentos com maior destaque, justamente por proporcionar essa experiência sem toque, deixando as pessoas mais confortáveis e seguras”, disse Carlos Rojas, diretor da ADD Time, franquia especializada em gestão de ponto, acesso e presença para empresas. “Na nossa empresa tivemos bastante demanda por relógio de ponto, controle de acesso e catracas com a tecnologia de reconhecimento facial, dessa forma tanto os colaboradores como os visitantes não precisam tocar em superfícies para realizar a autenticação.”, explicou Carlos.

Entre os benefícios da autenticação sem toque, estão:

1. Redução da propagação de germes: Existem vários pontos em todo um edifício que são tocados repetidamente todos os dias. Embora a limpeza e o saneamento regulares ajudem a reduzir os germes e a transferência de virus e bactérias, nem sempre é viável planejar isso quando funcionários e clientes estão nas instalações. Um sistema de controle de acesso sem toque, de leitores de rosto e cartão seguros, elimina a necessidade de qualquer pessoa entrar em contato com pontos de contato frequentes.

2. Aumento da segurança: Os equipamentos de autenticação são integradores com sistemas de segurança interno que controlam toda a gestão de acesso e pontos, não sendo possível, por exemplo, uma pessoa conseguir se passar por outra no momento da validação.

3. Agilidade e conforto: As soluções de registro de ponto de controle e acesso sem toque ajudam a reduzir filas e gargalos nas recepções, uma vez que a autenticação por meio facial e cartões de proximidade ocorre em apenas alguns segundos.

“As empresas que estão adotando soluções sem toque estão preparando suas instalações para o futuro, além de criar um ambiente mais saudável, seguro e pronto para adversidades. E os benefícios só vão crescer com o tempo.”, finalizou Carlos da ADD Time.

*Esse texto foi gentilmente cedido pela Comofranquear.com