Já há algum tempo que o mercado das startups vem crescendo em um ritmo considerado acelerado e intenso. Isso não impede que os empreendedores enfrentem os desafios, que são constantes, no mercado. Como por exemplo a pressão por inovação, a concorrência acirrada e mais do que isso a incerteza do mercado. Por isso, é essencial que as startups foquem também no bem-estar e na qualidade de vida dos seus funcionários.
Com isso em mente a Superativa, uma startup de saúde e bem-estar e a Bee2Be, uma startup de produtos e serviços apícolas se uniram para lançar o programa Super Saúde by Superativa. Um programa que é pautado por metodologias ágeis e busca atender às necessidades das startups que estão em fase de crescimento.
Para que esse programa alcance o sucesso desejado, foi necessário desenvolvê-lo em 3 etapas:
- Diagnóstico: foi realizada uma medição abrangente dos níveis de bem-estar e energia do time. Essa avaliação permitiu obter uma visão clara da situação atual e identificar as áreas que requerem maior atenção e melhoria.
- Escopo: com base nos insights obtidos no diagnóstico, foi desenvolvido um escopo personalizado para o programa, pautado em metodologias ágeis e colaboração online. Essa etapa foi essencial para garantir que cada componente do programa fosse adaptado às necessidades individuais e coletivas do time.
- Implementação: durante essa fase, a Superativa e a Bee2be trabalharam em estreita colaboração com o time para implantar as iniciativas e oferecer suporte contínuo online para acompanhar o progresso individual e coletivo.
Os resultados alcançados e o programa
Até o momento, os resultados que foram alcançados são encorajadores. o time está engajado na prática regular de exercícios físicos e alimentação natural, e isso reflete de forma extremamente positiva em questões de energia e bem-estar. Os funcionários ainda estão dedicados em aprimorar as habilidades de liderança, e estudando cada vez mais sobre o assunto. Ao mesmo tempo em que essa abordagem aumenta a produtividade e a motivação, também busca reduzir os níveis de estresse e ansiedade dos colaboradores.
Gisele Ponce, CEO da Superativa, falou sobre a missão com esse programa. “Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento sólido e saudável das startups, fornecendo ferramentas e recursos que promovam um crescimento consciente, saudável e produtivo.”
Para a próxima fase do programa, a Bee2Be e a Superativa planejam expandir as dimensões que o bem-estar alcança. Ambas as empresas reconhecem que o bem-estar vai muito além da saúde física e emocional. Afinal, abrange também outras áreas que são igualmente importantes. Eles ainda desejam incluir os estímulos para que a criatividade, espiritualidade, desenvolvimento intelectual, apreciação cultural e até mesmo o bem-estar financeiro das empresas e dos colaboradores.
Leia também: Advogado trabalhista tira todas as dúvidas em relação as férias
O programa em questão é um exemplo de como as startups podem unir forças para que o bem-estar e a qualidade de vida dos seus funcionários seja promovido. Isso acontece ao oferecer um programa que seja personalizado e adaptado às necessidades específicas de cada startup. As empresas podem e precisam contribuir para a saúde e o sucesso de seus negócios.
Sobre a Bee2Be
A Bee2Be é uma empresa de abrangência global fundada em 2022 com o objetivo de construir uma economia circular por meio da agricultura sustentável de produtos apícolas na Bahia. A ideia por trás da Bee2Be surgiu após a fundadora e CEO Simone Ponce iniciar o seu tratamento contra a fibromialgia e descobrir o poder medicinal e os benefícios para a saúde dos derivados de abelhas, como pólen e própolis. Saiba mais.