Atriz brasileira Cássia Raquel chega à Europa com o espetáculo “Alegría” do Cirque du Soleil

Cássia Raquel
Foto: Cirque Du Soleil

A ponte aérea entre a Zona Norte do Rio de Janeiro e o mundo acaba de ganhar mais uma conexão. A brasileira Cássia Raquel, do bairro Ricardo de Albuquerque, chega à Inglaterra com o braço europeu da turnê “Alegría – In a New Light”, espetáculo internacional do Cirque du Soleil. Com mais de 10 anos de carreira no Teatro e na música, a atriz e cantora interpreta uma das protagonistas vocais da produção, a Singer in Black, e está colecionando bons momentos em Londres.

“Aqui é uma cidade que respira arte! É berço de muitos musicais famosos, então é uma plateia exigente. Eles amam o Cirque e fazem questão de prestigiar nossas produções. O Royal Albert Hall é imenso e os ingressos acabam rápido” – conta Cássia, que performa com a companhia no salão de espetáculos mais tradicional da capital inglesa.

Na produção, que circulará pela Europa por pelo menos mais 2 anos, a personagem de Cássia é responsável não apenas por números musicais intensos, mas também pela condução narrativa do enredo. Por isso, Singer in Black é cheia de personalidade.

“Ela é aquele tipo de mãe durona, mas que incentiva os filhos a seguirem seus caminhos e está presente para encorajar. Talvez assuste um pouco no início, mas está disposta a dar o colo sempre que necessário” – diz a atriz sobre sua personagem.

Singer in Black contracena com seu oposto, Singer in White, e juntas ajudam a desenvolver a trama do espetáculo. Enquanto Cássia dá vida ao espectro mais potente, a personagem Singer in White traz a doçura.

“São quase os dois lados da mesma moeda, o yin e yang. Elas se complementam, e isso fica nítido pelas letras das canções e pelo registro vocal” – explica Cássia.

Para a construção da personagem, Cássia encontrou inspiração de diferentes formas, tanto de trabalhos anteriores como de vivências tipicamente brasileiras.

“Tem um pouco do gospel, tem uma veia de vilã, artistas que cresci ouvindo… Reuni várias referências da minha vida” – analisa.

O Desafio

“Alegría – In a New Light”, como o título sugere no inglês original (“Alegría – Sob uma Nova Luz”), é uma releitura recente do clássico espetáculo do Cirque de Soleil, “Alegría”, performado pela primeira vez em 1994. A nova versão, que celebra os 25 anos da produção, motiva Cássia a deixar uma nova marca com a encarnação atual da Singer in Black.

“É muito desafiador fazer um espetáculo que já foi encenado por outras pessoas. Sempre vão surgir comparações. É preciso muita sensibilidade para não ser uma mera cópia sem perder sua identidade, mostrando suas melhores qualidades” – observa a atriz.

Cássia, natural do subúrbio carioca, acredita que sua participação no Cirque du Soleil é cheia de significados que vão além do seu papel durante as horas do espetáculo, ultrapassando tempo e espaço.

“Até hoje me pego relembrando minha infância, quando eu brincava de ser uma cantora com uma plateia imensa. É muito gratificante representar o Brasil, minha comunidade preta e o subúrbio de uma vez só, num espetáculo tão importante como esse” – comemora.

Leia também: Filipe Toledo inova e lança plataforma de comunicação

Cássia Raquel fala sobre o futuro

Após a temporada na Inglaterra, “Alegría – In a New Light” aterrissará na Espanha. Ainda não é a hora de voltar para a terra natal, mas Cássia, que se tornou vocal coach do Cirque durante a turnê, já pensa no futuro caso o retorno ao Brasil aconteça.

“Quero continuar a dar aulas, mas de forma bem mais ampliada, e descobrir novos talentos montando novos espetáculos. Eu também adoro produzir e ficar nos bastidores” – planeja a atriz.

Além de “Alegría- In a New Light”, a carreira de Cássia Raquel inclui outras montagens de grande sucesso como “Hair”, “Les Misérables”, “Milton”, entre outras. Fora dos palcos, Cássia dá voz à trabalhos autorais, sendo o EP “Cássia Raquel (Ao Vivo)”, de 2023, seu lançamento mais recente.

*Esse texto foi gentilmente cedido pela assessoria de imprensa