Arraial Guarulhos 2023

Arraial Guarulhos volta ao Bosque Maia como uma das maiores festas caipiras do Estado

O mês de junho normalmente é sinônimo de festas juninas por todo o país. Mas entre os dias 16 e 18 desse mês chega ao Bosque Maia, uma das maiores festas caipiras do estado, o Arraial Guarulhos. Essa festa especificamente busca levar ao público uma verdadeira imersão à cultura caipira durante a festa.

As festas temáticas são marcadas por comida típica, brincadeiras e afeto que celebra a cultura sertaneja e a dimensão de sua riqueza. Neste cenário, mais um motivo que traz o destaque ao “Arraial Guarulhos” é a sua magnitude e profundidade das homenagens prestadas. O público presente tem acesso garantido à diversos números de dança folclórica, e uma série de atrações que são distribuídas entre as apresentações de violeiros, sanfoneiros, duplas de viola, quadrilhas juninas e trios de forró pé de Serra. Além de grupos de teatro e circo em intervenções que acontecem na área da festa.

As apresentações totalizam mais de 100 violeiros, 300 dançarinos e 150 culinaristas estarão presentes na festa, que neste ano ocorre entre os dias 16 e 18 de junho, das 12h às 21h no Bosque Maia.

Leia também: Luciano Szafir aposta no mercado de luxo e investe 5 milhões de reais em seu novo negócio

Arraial Guarulhos de 2023

A edição deste ano do Arraial Guarulhos tem como inspiração a frase “olhe pro céu, meu Amor”. Com mais de 10km de bandeirinhas que estarão erguidas no parque. A programação da festa será dividida entre o Espaço Viola, Arena Junina e as intervenções itinerantes de Cortejo de Forró. Além de 11 diferentes espaços de culinária que contemplam os ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado de São Paulo.

Entre as apresentações da festa, estão os grupos “Trevo em Flor”, que se apresenta no dia 17 às 15h, e uma homenagem ao Tonico e Tinoco que acontece no dia 18 às 13h. Além de diversos espetáculos promovidos pelas quadrilhas originárias de São Paulo, São Vicente, Santos e São José dos Campos. Estas são caracterizadas por comunidades que reúnem 50 casais cada e que sempre estão adeptos de produções luxuosas com passos marcados.

No cardápio o público irá encontrar desde doces caseiros, broas, bolinho caipira, pamonha, bolos, café caipira até virados afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, torresmo, feijão e couve refogada, arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, torresmo, polenta com molho, linguiça, costelinha de porco, couve e quirerinha. Além de muitas outras iguarias.

O Arraial Guarulhos é um projeto de pesquisa e produção artística de Diego Dionísio, que ao longo de 25 anos vem trabalhando com a temática popular, folclore e patrimônio imaterial no Brasil. “Propomos, entre curadoria e produção de evento, uma imersão à cultura caipira, valorizando e trazendo a tona a diversidade de suas manifestações, dando ainda mais significado à sua herança, tão presente de todos os cantos do país.”, afirma Dionísio.

Compartilhe: