Ícone do site News On Demand

Aracy Balabanian, a eterna e impagável Cassandra, morre aos 83 anos no RJ

Aracy Balabanian

Foto: TV GLOBO / João Miguel Júnior

E o dia de hoje começou bem triste para os fãs das artes no geral, para os fãs da comédia, do teatro, da televisão e do cinema. Foi informado que a atriz Aracy Balabanian faleceu em decorrência de um câncer de pulmão. Este que estava sendo tratado desde o ano passado e que não foi tornado público por uma vontade da própria atriz. Ela apenas confidenciou o assunto ao seu círculo mais próximo. Com uma carreira marcante de pouco mais de 60 anos, Aracy Balabanian optou por não se casar e não ter filhos, casou-se no entanto com a arte. Ela era apaixonada pela sua profissão.

A secretária pessoal da atriz e que trabalhava com ela há 27 anos, Cris Thomé, conversou com a revista Quem, e explicou que Aracy estava internada desde quinta-feira passada na Clinica São Vicente, e que desde então recebia cuidados paliativos. Além disso, estava cercada por amigos e familiares que estavam cientes da delicadeza e finitude do quadro.

“Ela estava internada desde a última quinta, teve uma piora e a levamos ao hospital. Quando dela deu entrada na Clinica São Vicente, e os médicos, inclusive o médio particular dela, já nos falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estavamos cientes que era o fim. Ela fez uma passagem sem dor, cercada pelos amigos e pela família. […] A Globo está resolvendo sobre o velório e a cremação, deve ser tudo amanhã. A gente sabe que ela gostaria de um velório público. Mas depois a cremação será restrita à família e aos amigos.”

Cris Thomé – Secretária pessoal de Aracy Balabanian em conversa com a Quem.

A carreira de Aracy Balabanian

Aracy Balabanian era a sétima filha de um casal imigrante da Armênia, mas ela e os 7 irmãos nasceram em solo brasileiro. Ainda criança se apaixonou pelo teatro e por isso enfrentou certa resistência da família, principalmente do pai. Aos 15 anos, ela e a família se mudaram para São Paulo e começou a sua batalha pelo sonho de ser atriz. Estreou na Tv Globo em 1972 na novela Primeiro Amor. Seu último trabalho na emissora e na televisão foi em 2019 no especial de fim de ano Juntos A Magia Acontece. Confira abaixo toda a cronologia da carreira da atriz.

Os anos 2000

As homenagens para Aracy Balabanian

Assim que a noticia de seu falecimento foi divulgada, diversos amigos, familiares e fãs usaram as redes sociais para prestar homenagens à consagrada atriz.

Miguel Falabella: “E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!”

Claudia Raia: @abalabanian sempre foi uma amiga maravilhosa, uma artista gigante e talentosa. A arte brasileira perde muito com a sua partida, mas sem dúvidas, recebemos hoje um grande legado.

Ela será sempre nosso tesouro nacional, obra prima de pura devoção ao seu ofício. Que alegria ter encontrado sua alma nessa vida, que honra compartilhar um pouco do meu caminho com o seu! Que o céu te receba com todos os aplausos e que a falange dos artistas te acolha com muito amor.

Te amo para sempre minha amiga, te reencontro na próxima vida”

As homenagens mostradas acima, foram só um pedacinho de tantas que foram feitas pelos fãs e amigos da atriz nas redes sociais.

Sair da versão mobile