Em uma entrevista concedida ao Newsroom Samsung onde fala sobre basicamente sobre as novas gerações dos modelos de celular dobráveis que a Samsung lançou recentemente, Antonio Quintas, vice presidente de mobile experience da marca falou sobre os novos wearebles e a importância deles dentro do ecossistema galaxy, e ainda sobre o avanço da tecnologia em si.
Confira a entrevista completa abaixo.
Quais são as últimas novidades da Samsung para o mercado brasileiro?
Antonio Quintas: Lançamos em 23 de agosto os novos integrantes da família Galaxy X no Brasil. Os dobráveis vieram para ficar e têm tudo a ver com o público brasileiro. Em um país que a autoexpressão e a paixão pelas redes sociais fazem parte do DNA, um smartphone como o Galaxy Z Flip4 5G se transforma em uma poderosa ferramenta de comunicação e entretenimento. Já no Galaxy Z Fold4 5G, há uma série de recursos apra quem busca um smartphone com foco em produtividade, com telas imersivas e recursos de multitarefa semelhantes ao de um computador. É o formato ideal para quem transformou o smartphone num hub digital, movimento que se consolidou durante a pandemia, junto ao formato híbrido de trabalho, educação e de lazer.
Também anunciamos os relógios inteligentes, o Galaxy Watch5 e o Galaxy Watch5 Pro, que molda hábitos de saúde e bem-estar, além do Galaxy Buds2 Pro, nossos novos fones de ouvido sem fio para o segmento premium.
A expansão do mercado de dobráveis, com novos entrantes, mostra uma clara consolidação do formato?
Antonio Quintas: Há dez anos, quando começamos a trabalhar nos dobráveis, a nossa principal motivação era desenvolver produtos capazes de transformar a vida das pessoas por meio de experiências móveis incomparáveis, que superam os limites de versatilidade e portabilidade.
Graças à nossa tecnologia inovadora e liderança na indústria, transformamos essa ideia em uma categoria de sucesso, que acumula fãs por todo o mundo. Não à toa, somente no ano passado, quase 10 milhões de smartphones dobráveis foram exportados globalmente. Isso representa um aumento de mais de 300% se comparado a 2020, com projeção de ritmo de crescimento acelerado, se difundindo cada vez mais e ocupando o espaço de smartphones tradicionais. Daqui três anos, em 2025, prevemos que os dobráveis devem ser o padrão da indústria, com cada vez mais pessoas utilizando este revolucionário formato.
Como os smartphones dobráveis estão sendo recebidos no Brasil? O anúncio da quarta geração traz alguma novidade para o público brasileiro?
Antonio Quintas: Essa tendência que mostra o avanço dos dobráveis também é observada no Brasil. O brasileiro tem um perfil de consumo tecnológico avançado, com uma participação relevante no segmento premium, independentemente da classe social. Isso é fruto do reconhecimento do smartphone como um personagem central das nossas vidas digitais. As pessoas topam fazer esse investimento pensando em todos os benefícios que terão tanto para a produtividade, como para a educação e o lazer.
Os brasileiros também estão entre os maiores usuários de redes sociais do mundo e encontramos nos smartphones a plataforma ideal para compartilhar essas informações. E, por fim, somos um povo que sabe reconhecer como um design realmente inovador pode proporcionar, além da beleza, uma experiência diferenciada do uso do aparelho. Por isso que nesta quarta geração, por exemplo, receberemos pela primeira vez o Galaxy Z Flip4 5G Edição Bespoke, permitindo que os brasileiros possam se expressar de formas ainda mais únicas.
Quais as outras possibilidades para a tecnologia dobrável? A Samsung pretende explorar novas aplicações?
Antonio Quintas: Estamos diante do início de uma nova era do uso de smartphones. Todas as mudanças importantes que ocorreram nos smartphones (quando pensamos no hardware), vieram seguidas de grandes transformações também no mundo do software e dos aplicativos. A cada nova geração de dobráveis, vemos as empresas parceiras da Samsung, como Meta, Google e Microsoft, desenvolvendo versões ainda mais incríveis de seus principais aplicativos que usam toda a versatilidade das telas que dobram. Olhando para o futuro, acreditamos que cada vez mais aplicações deverão nascer da criatividade dos desenvolvedores de aplicativos – muitas delas que sequer imaginamos.
Os novos smartphones da família Galaxy Z somam-se a um extenso portfolio 5G da Samsung no Brasil. Como você enxerga a chegada do 5G no Brasil? O que vai mudar na vida das pessoas?
Antonio Quintas: A Samsung possui o maior portfólio de dispositivos 5G do Brasil, com 25 smartphones de diversos modelos e valores já disponíveis em todo o mercado local. Essa grande variedade de equipamentos – acessíveis a diferentes perfis de pessoas – traduz um dos principais compromissos da empresa que é a inovação com propósito e de forma democrática.
Inovar não é apenas sobre implementar novas tecnologias, mas garantir que elas estejam disponíveis para todos. É por isso que a Samsung tem trabalhado constantemente para democratizar as principais inovações Galaxy para produtos nas mais diversas faixas de preço.
Isso é resultado de um investimento constante da Samsung, que exerceu um papel fundamental para o progresso da rede 5G globalmente. o 5G também abre porta para uma série de inovações que vão além de uma velocidade mais rápida nos dispositivos. Estamos falando de todo um ecossistema que poderá se beneficiar de uma infraestrutura 5G, especialmente quando pensamos na Internet das Coisas. Casas conectadas com eletrodomésticos inteligentes, carros autônomos, inovações em telemedicina, educação e mais uma série de novidades devem surgir com o avanço do 5G. A Samsung acredita num ecossistema aberto e mantém parceria com diversas empresas com dispositivos que se conectam aos produtos Samsung por meio da plataforma Smart Things.
E como a Samsung tem feito para garantir a democratização de suas tecnologias?
Antonio Quintas: Globalmente, a Samsung foi a primeira a comercializar um smartphone 5G em 2019, o Galaxy S10 5G, e continua a impulsionar a inovação e a democratização à essa tecnologia. Atualmente, somos a marca com mais dispositivos móveis que operam na rede 5G no Brasil, e, graças aos nossos esforços em democratizar tecnologias, oferecemos preços que começam em R$1.700 na linha Galaxy A, por exemplo.
Além disso, temos diversos programas de incentivo para facilitar o acesso das pessoas aos smartphones 5G, como Troca Smart, Samsung Sempre Novo e Samsung Itaucard. A Troca Smart é o seviço de trade-in, que permite às pessoas reaproveitar um smartphone, tablet ou smartwatch antigo como descontos na compra de um novo dispositivo Galaxy. Já o Samsung Sempre Novo, em parceria com a Porto Seguro Bank, permite que o consumidor tenha um plano de assinatura mensal no qual consegue ter todo ano sempre o melhor smartphone Samsung Galaxy. E, para facilitar o pagamento e parcelar as compras em até 24 vezes sem juros em nossos canais oficiais e parceiros, oferecemos a possibilidade de os consumidores obterem o cartão de crédito Samsung Itaucard Visa.
O resultado prático disso se vê nos números: a Samsung é a líder no segmento de smartphones em geral, dominando mais de metade do mercado. No segmento premium, essa presença se repete, e com perspectivas bastante positivas por alguns aspectos. Um exemplo é o lançamento da família Galaxy S22, no primeiro semestre, nossos smartphones topo de linha. O modelo mais avançado, o Galaxy S22 Ultra 5G responde por 46% das vendas durante o período de pré-venda.
Qual a importância da operação brasileira para a estratégia global da Samsung?
Antonio Quintas: Mantemos, há mais de 35 anos, um relacionamento valioso e indissociável com os brasileiros. Temos mais de 300 pontos de vendas exclusivos por todo o Brasil, tanto em nossas lojas próprias como em quiosques, e mantemos uma forte aliança com as principais operadoras e varejistas do país para que as pessoas tenham sempre a melhor experiência possível em adquirir um dispositivo Samsung.
Por acreditar na força e na importância do mercado brasileiro, a Samsung não só traz seus produtos para cá. Também investimos na expansão dos produtos que fabricamos aqui e na geração de empregos por meio de nossos esforços em Pesquisa & Desenvolvimento. Exemplo desse compromisso com o país são os nossos dois completos industriais – um em Manaus (AM) e outro em Campinas (SP), além de dois centros P&D nas mesmas regiões.
Também investimos em programas de educação e cidadania corporativa, como o Samsung Ocean e o Solve For Tomorrow, entre diversas outras iniciativas que usam a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento para as próximas gerações. Nos preocupamos em capacitar os estudantes brasileiros e contribuir para o desenvolvimento, inserção e crescimento no mercado.
Além dos novos dobráveis, podemos esperar mais destaques da empresa, em produtos, neste segundo semestre de 2022?
Antonio Quintas: A Samsung sempre apresenta inovações em seus lançamentos e traz novas tecnologias que são capazes de moldar a indústria. Neste segundo semestre, além dos novos Galaxy Z Flip4 5G e Galaxy Z Fold4 5G, e os novos dispositivos vestíveis, trouxemos novidades em notebooks: o Galaxy Book2 360 e o Galaxy Book2 Pro, que já começaram a ser vendidos no Brasil, e também o Galaxy Book2, que terá o início das vendas em setembro.
Também trouxemos para o Brasil os novos tablets premium da família Tab S8, o Galaxy Tab S8 Ultra 5G e o Galaxy Tab S8+ 5G1 Além de um hardware potente e recursos para elevar a produtividade do usuário, os produtos oferecem todas as facilidades do Ecossistema Galaxy para que o consumidor brasileiro tenha tudo o que precisa na palma da mão, para trabalhar, estudar e se divertir de onde estiver. Esses dispositivos se unem ao Galaxy Tab S8 5G, que lançamos em fevereiro deste ano no País
Em 2021, a Samsung anunciou seu compromisso Galaxy for the Planet e, no Unpacked do primeiro semestre deste ano, lançou o Galaxy S22 5G com componentes feitos a partir de plástico reciclado. Como a Samsung evoluiu nessa iniciativa em relação aos novos produtos?
Antonio Quintas: Desde o anúncio da nossa visão “Galaxy for the Planet”, em agosto de 2021, temos trabalhado para criar outras maneiras de reciclar e reutilizar recursos que se tornariam resíduos prejudiciais, minimizar nossa pegada ambiental e inspirar a inovação que ajuda a preservar o planeta.
Nós expandimos o uso de materiais reciclados para os recém-lançados Galaxy Z Fold4 5G e Galaxy Z Flip4 5G, com redes de pesca reaproveitadas. Também usamos no Galaxy Buds2 Pro, que é mais de 90% feito com materiais reciclados.
Também já reduzimos uma quantidade considerável de plásticos de uso único em nossas embalagens atuais de smartphones Galaxy, incluindo os novos dobráveis, além de usar papel 100% reciclado nas embalagens, entre outras iniciativas.
Com estas metas, vamos eliminar todos os plásticos de uso único das embalagens dos nossos dispositivos móveis até 2025, avaliando todos os aspectos de seus designs de embalagens, até o menor dos detalhes, e também expandiremos embalagens ecológicas para outras categorias de produtos.