Anna Persia Bastos é uma designer de interiores que busca trazer sustentabilidade e ecodesign em seus projetos. Mais do que isso, ela está fazendo uma exposição chama “Reutilizar para Criar Sustentando o Planeta” no Rio de Janeiro. Nela o público pode conferir peças de decoração e projetos autorais que utilizam descarte de obras e matéria prima fornecida pela natureza. Como por exemplo uma parede revestida de casca de marisco moída ou bancos de vergalhão. Mesas, espelhos e um gabinete que traz ao público uma verdadeira experiência sensorial.
Com o propósito de encantar, fazer pensar, sentir e atender uma necessidade específica de um determinado espaço a arte e o design de interiores se cruzam. Mas melhor ainda é quando ambos são sustentáveis e conseguem criar juntos ambientes e espaços saudáveis.
Sobre conscientizar e chamar a atenção para o fato de um espaço apresentar saúde e beleza, Anna Persia Bastos afirma que: “Na verdade, tudo está relacionado. Não há uma separação. Tudo aqui se conecta no respeito à vida. Somos seres da natureza, precisamos dela para viver. Então, é necessário que se respeite o meio ambiente para que possamos ter uma vida saudável, respeite qualquer forma de vida e qualquer vida. Não são conceitos simples de se trabalhar no interior design. O que busco fazer na minha prática diária é buscar criar projetos que não tenham um impacto negativo no mundo”.
Sobre a exposição de Anna Persia Bastos
Além disso, ela fala sobre a principal matéria prima que compõe suas peças. Além de sobre como um espaço saudável, sustentável, inclusivo é exclusivo para cada pessoa pois precisa refletir a energia pessoal.
“Utilizei o ferro como material principal chamando a atenção para uma questão latente que estamos enfrentando sem muita consciência do impacto disso na nossa vida e planeta. O descarte de materiais é negligenciado pelos governantes e população, e faço parte de uma classe que deveria estar mais presente e atenta à estas questões. A construção civil gera mundialmente 43% de resíduos que impactam diretamente na vida de todos. Como chamar a atenção para este assunto? Foi daí que surgiu a ideia e proposta, junto ao espaço BB, de montarmos uma exposição diferente – levar para uma galeria de artes um Interior Designer não focado apenas em criar ambientes funcionais e belos.
Leia também: Brenda e Matheus são os campeões do Power Couple Brasil 6
E sim criar uma atmosfera que fizesse pessoas repensarem o lixo, o resíduo, tirando do lugar de inservível para um lugar de criação, de beleza e de valor. Esse é o diferencial desta exposição. Através da cor e do material foi possível criar este ambiente acolhedor e aconchegante, mas também de reflexão sobre nossas atitudes.”, afirmou Anna Persia Bastos.
A exposição está aberta ao público até o dia 30 desde mês no Shopping Cassino Atlântico – RJ -. E conta com a curadoria da arquiteta Marcia Marschhausen.