Com o objetivo de comemorar os 70 anos da emissora, a Record TV preparou uma programação especial para 2023. A partir do dia 02 de janeiro – de segunda a sexta feira – às 22h30, vai ao ar a Sessão 70 anos com a reexibição da série “A Lei e o Crime”. Esta que foi criada por Marcílio de Moraes e contou com a direção geral de Alexandre Avancini.
O seriado em questão foi exibido originalmente em 2009 e no elenco estão nomes como Ângelo Paes Leme, Francisca Queiroz, Casio Junqueira, Heitor Martinez e Raquel Nunes.
A história de ‘A Lei e o Crime’.
Na história, Nando – Ângelo Paes Leme – perdeu um ótimo emprego por conta de uma briga com um colega. Após isso, passa a morar na casa do sogro junto com a sua mulher Olímpia – Raquel Nunes – e sua filha pequena. Mas Seu Reinaldo – Roberto Frota – nunca gostou do genro e não se cansa de submetê-lo a diversas humilhações, o problema é que essa situação toda termina em tragédia. Uma vez que Nando mata o pai da esposa e foge. Romero – Caio Junqueira -, o cunhado policial jura vingança e para sair em busca do criminoso acaba até ignorando as formalidades da lei. Em sua fuga, Nando chega em uma comunidade do Rio de Janeiro em busca de um antigo conhecido que tem certo envolvimento com o tráfico local, e acaba conseguindo um emprego a serviço da bandidagem.
Em uma de suas primeiras ações, Nando depara-se com Catarina – Francisca Queiroz – que está acompanhada de seu marido e seu pai. Este, Alcebíades – Nildo Parente -, tenta reagir ao assalto e acaba morto. Com essa situação Catarina toma uma decisão: fazer o concurso para tornar-se delegada de polícia. Essa decisão gera um grande conflito com o seu marido, família e amigos. Mas engana-se quem pensa que isso faz a mocinha mudar de ideia.
Leia também: Tetto Playa: Confira as atrações da semana de Réveillon
Seu grande desafio é encontrar o homem que foi o responsável pela morte de seu pai. O marido – Eduardo Lago – não se conforma com a decisão da mulher. Uma vez que considera que isso seja um rebaixamento para a família e por isso tenta de todo jeito minar a carreira dela. Neste ponto da história, Romero perdeu o rastro do cunhado e passa a ficar de olho em sua irmã 24 horas por dia. Olímpia passa a ser controlada pelo irmão, mas ainda assim consegue dar um jeito de receber notícias de Nando. Com isso, o conflito familiar torna-se quase insustentável.
A esposa de Romero, Rosa – Gabriela Durlo -, também faz questão de hostilizar a cunhada a todo momento e também a acusa de defender o assassino do próprio pai. Neste momento, Nando libera uma revolta contra o chefe do tráfico da comunidade em questão, o mata e assume o comando do morro. Com isso, torna-se uma dos bandidos mais poderosos de toda a cidade.
Depois de uma passagem de tempo, Catarina realiza seu desejo e é nomeada delegada. o problema é que ela deve ir para uma delegacia um tanto quanto problemática em uma região conflagrada. O delegado anterior a ela foi assassinado e até o momento da nomeação de Catarina, ninguém tinha descoberto os criminosos. Apesar de que existem algumas suspeitas de que a milícia, que atua nas redondezas que o antigo delegado investigava, tenha a ver com o crime cometido.