O Opera é um dos principais desenvolvedores de navegadores a nível mundial. E anunciou nesta semana que a próxima integração a ser disponibilizada está relacionada com os recursos de inteligência artificial em seus navegadores para computador e dispositivos móveis. Eles também estão tomando todas as medidas para que o seu programa de AI seja expandido para os produtos de navegador, jogos e notícias através de suas próprias soluções e parcerias.
A inteligência artificial e os serviços com base nela, estão revolucionando diversos mercados e produtos e isso não é segredo para ninguém. O interesse nesta tecnologia, inclusive, aumentou com o ChatGPT que recentemente ultrapassou 100 milhões de usuários em tempo recorde. Atualmente, na barra lateral do navegador, o usuário pode fixar serviços como whatsapp, facebook messenger, instagram e tiktok. Essa próxima integração busca seguir o histórico de navegação do usuário do navegador para fornecer dados aos sites mais utilizados.
“Vemos o surgimento da Inteligência generativa como o início de um novo futuro no qual os desenvolvedores de aplicativos de consumo, como o Opera, poderão criar experiências em plataformas baseadas em IA. Estamos entusiasmados em ver o rápido lançamento de programas de desenvolvimento para soluções como o Google Bard, por exemplo, e estamos começando a construir e lançar novas experiências em navegação na web que não muito tempo atrás pareciam impossíveis de alcançar.”, afirmou Per Wetterdal, Chefe de Parcerias Estratégicas e ecossistema de IA
Opera e IA
O Opera busca adicionar serviços populares de conteúdos gerados por IA na barra lateral do navegador. Além de trabalhar também para aumentar a experiência de navegação com estes novos recursos que vão interagir com conteúdos gerados por inteligência artificial. Um destes recursos é o botão shorten. Este que ficará na barra de endereços e será capaz de gerar resumos de qualquer página ou artigo disponível na internet.
Com a ajuda da inteligência artificial generativa, poderemos criar materiais escritos de forma mais rápida e com isso gerar uma maior quantidade de conteúdo. E além de dar acesso aos seus usuários a serviços como o ChatGPT, o Opera também decidiu olhar a situação por outro lado. E desenvolver uma solução que é capaz de filtrar o conteúdo e resumir para o usuário de forma rápida e relevante.
“A Opera acredita que, com as soluções de IA surgindo tanto para geração de texto, imagem e áudio quanto em inúmeras outras formas, estamos à beira de uma nova era de criatividade na Web. É por isso que estamos reformulando o navegador para permitir que nossos usuários aproveitem todos esses recursos e desenvolvam todo o seu potencial da melhor maneira possível”, disse Krystian Kolondra, vice-presidente executivo de navegadores e jogos para PC da Opera.
“Em mais de 25 anos de história da nossa empresa, sempre estivemos na vanguarda da inovação de navegadores. Seja criando guias de navegador ou fornecendo aos nossos usuários acesso integrado a ferramentas de IA, sempre ultrapassamos os limites do que é possível na web.”, disse Song Lin, co-CEO da Opera. “Seguindo o interesse em massa em ferramentas de IA, acreditamos que agora é hora de os navegadores avançarem e se tornarem a porta de entrada para uma web alimentada por IA”.