4/11/2020 –
Dicas sobre como se preparar para o período de rematrículas e captação de novos alunos
Faltam dois meses para o ano terminar e muitas escolas já estão com as matrículas abertas para receber os novos alunos ou renovar a matrícula dos estudantes que já estudam na instituição. Neste ano, será preciso um preparo ainda maior das unidades de ensino, já que 2020 está sendo um ano com grandes desafios para os educadores, familiares e alunos, em razão da pandemia de coronavírus.
Além de preparar toda a estrutura física dos ambientes, explicar a metodologia da escola e o modelo de gestão, também será preciso mostrar como a escola está adaptada às novas tecnologias e soluções digitais, além de deixar o ambiente seguro e higienizado. Dentro disso, vale destacar também a importância do acolhimento de familiares, professores e alunos.
Sabendo da importância desse momento para as escolas, a Conexia Educação listou algumas dicas de como se preparar para o período de rematrículas e captação de novos alunos:
Definição de objetivos
A captação de novos alunos e as rematrículas envolvem várias etapas que a escola precisa seguir. Os gestores devem ter as metas e os objetivos para o próximo ano bem estabelecidos e claros, como o número total de vagas disponíveis e quantas inscrições pretendem ter.
Comunicação com os pais
Para conseguir resultados ainda mais positivos, é importante avisar os pais ou responsáveis com antecedência sobre a data prevista para a renovação de matrículas. Essa informação antecipada possibilita manter os alunos já matriculados e eleva as chances de captar novos, já que aqueles que conhecem a instituição podem comentar com outros pais interessados.
Divulgação nas redes sociais
Todo mundo sabe que as redes sociais se tornaram ferramentas poderosas para potencializar a divulgação de diversos negócios, e com as escolas a situação não é diferente. Por essa razão, para ganhar vantagens frente aos concorrentes, é fundamental utilizar as redes sociais para divulgar a campanha de matrículas e os diferenciais da sua instituição, com postagens frequentes e conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Além disso, é preciso investir em publicações patrocinadas para aumentar as chances de captar novos alunos, de forma personalizada.
Metodologia da escola
Uma preocupação dos pais é sobre a metodologia que a escola utiliza. Por isso, no primeiro contato é importante que a equipe pedagógica mostre tudo o que será utilizado no dia a dia, quais caminhos serão adotados para o desenvolvimento dos alunos e como o estudante será preparado para os desafios do século 21.
No caso dos materiais físicos, apresente a eles e deixem conferir tudo em mãos. Em razão do coronavírus, compartilhar os livros em formato digital também pode ser uma boa opção para evitar a contaminação dos materiais e facilitar a higienização.
Se alguma disciplina envolver solução digital por meio de app, compartilhe e deixe que faça uma degustação para entender como a ferramenta vai ajudar no processo de aprendizagem do aluno.
Adaptação ao novo normal
Com a chegada da pandemia, houve uma diversificação na oferta de serviços. A tecnologia se tornou fundamental para que as aulas continuassem sendo oferecidas, portanto, a escola pode trazer para os pais ou responsáveis a possibilidade em realizar as matrículas de forma on-line.
Se isso acontecer, o atendimento deve ser muito parecido com o presencial, mostrando todos os materiais e recursos tecnológicos, mas de forma virtual, inclusive oferecendo um tour on-line para conhecer as dependências da escola.
Visita presencial
Se a visita dos pais ou responsáveis for presencial, é importante ter colaboradores preparados para mostrar todo o ambiente a eles, de forma segura. Essa ação é fundamental para que tenham ciência do espaço em que os filhos ficarão e a estrutura da escola para o desenvolvimento estudantil desse aluno.
Organização e higiene
Em tempos de pandemia, é esperado que as escolas estejam organizadas, arejadas e sempre limpas. As visitas presenciais devem ser marcadas, seguindo todos os protocolos de segurança, como a utilização de máscara e/ou viseiras, álcool em gel, distanciamento social, medição de temperatura e higienização dos calçados com tapetes sanitizantes.
Apoio socioemocional
O desafio para os educadores, alunos e familiares no ano de 2020 foi grande e a carga emocional deixou as pessoas com sentimentos de tristeza, incerteza, ansiedade e muito medo. Os pais precisaram se desdobrar em casa para ajudar os filhos a se organizarem e persistirem no aprendizado diário. Por isso, é fundamental que, no momento da matrícula, essas pessoas sintam-se seguras e acolhidas, com carinho, gentileza e empatia.
Conexia Educação
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Plataforma AZ de Aprendizagem, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais em www.conexia.com.br
Website: http://www.conexia.com.br